Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Fauna Aquática e Pesca

PDFImprimirE-mail

Seja bem-vindo e sinta-se em casa!

 

foto1
Foto: Evandro Rodney

 

Nesta página você encontrará informações sobre os tipos de licença de pesca emitidas pelo IEF e sobre a importância dos ambientes aquáticos e ripários (mata ciliar) para os peixes e toda biodiversidade aquática.

No que diz respeito às licenças:

Tipo de Licença:

Pesca Amadora

Pesca Desportiva ou Torneio

Pesca Científica

Manejo de fauna aquática

Finalidade

Pesca com finalidade de lazer e recreação, sem fins de comercialização do pescado.

Pesca recreativa para realização de eventos de competição, torneios, concursos, etc.

Pesca com finalidade de pesquisa, desenvolvimento, inovação científica e tecnológica ou manejo com finalidade ambiental ou sanitária.

Inclui captura, manejo, transporte, despesca, etc. em áreas de influência de empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de impacto à fauna, sujeitas ou não ao licenciamento ambiental.

 

No que diz respeito à importância da biodiversidade aquática:

De acordo com a Constituição, todos têm direito ao meio ambiente equilibrado! A preservação é a chave para este equilíbrio para podermos usufruir das belezas naturais. Um meio ambiente equilibrado é qualidade de vida, é água para os rios que nutrem a fauna e a flora, é vida nas florestas, com o som das aves, o balançar das árvores e é saúde para os seres humanos.

Para manter este estado de equilíbrio, é necessário cuidar de uma série de fatores que estão interligados. A nossa biodiversidade é formada pela relação entre os seres vivos (chamado de fator biótico) e as características do meio onde eles vivem (chamado de fator abiótico, como por exemplo, temperatura, água, incidência de luz solar, etc.).

O mesmo acontece para a fauna aquática, que depende dos fatores bióticos e abióticos para existirem. Alguns desses fatores nós, seres humanos, podemos ajudar a manter, preservando os rios, as matas ciliares e a vida que neles se encontram.

pesca2

Figura 1 - Ilustração de alguns exemplos dos fatores bióticos e abióticos que a fauna aquática precisa para se manter.

 

A importância das matas ciliares para os peixes e toda biodiversidade aquática:

As matas ciliares possuem um importante papel na conservação dos rios e riachos, elas retêm o excesso de sedimentos que entraria no rio, evitando o assoreamento, contribuem com o carreamento de matéria orgânica e nutrientes importantes para os organismos vivos e ciclos biogeoquímicos.

A dinâmica de um rio é formada pelos recursos (alimentos) que entram no rio, eles podem ser de origem alóctone ou autóctone. As fontes autóctones derivam do próprio rio, normalmente são organismos que fazem fotossíntese, como as algas, fitoplâncton e macrófitas aquáticas, e o zooplânctons, sendo uma fonte importante de recursos para rios de maior porte, devido a maior incidência de luz solar e apenas as matas não suprirem à necessidade de recursos. Porém, várias espécies de peixes dependem de fontes alóctones para sobreviver, principalmente peixes que se alimentam de frutas e de insetos que caem das árvores na água. As matas ciliares são uma das principais fontes alóctones de recursos e alimentos que entram nos rios e riachos, os protegendo do assoreamento e fornecendo mais habitats para os peixes, permitindo que mais espécies existam naquele rio.

pesca3

 

Quando preservamos os rios e as matas ao seu redor, preservamos também a vida que vive ali!

 

 

 

 

 

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades