As fases de implantação, gestão e manejo de unidades de conservação devem ser trabalhadas conforme seus objetivos de criação, o grupo e a categoria de manejo em que se enquadram, e compõem uma das principais estratégias de conservação da natureza.
Sendo assim, essas etapas podem incluir a elaboração do plano de manejo da unidade, formação do seu conselho gestor, elaboração dos planos e programas específicos (como por exemplo plano de uso público ou programa de educação ambiental), designação de recursos humanos e materiais, capacitações e treinamentos da equipe da unidade, além da infraestrutura necessária para a gestão, como sede e centro de visitantes. O manejo envolve também ações e atividades necessárias ao alcance dos objetivos da UC, incluindo as atividades fins como proteção e combate a incêndios, recreação, educação e pesquisa, programas de voluntariado e de concessão de serviços.
- Planos de Manejo
- Conselhos Consultivo e Deliberativo
- Visitação e Uso Público
- Uso de Imagens
- Realização de eventos nas Unidades de Conservação Estaduais
- Educação e Interpretação Ambiental
- PARC – Programa de Concessão de Parques Estaduais
- Programa de Voluntariado
- Autorização de prestação do serviço de condução de visitantes em unidades de conservação estaduais do IEF
- Autorização de prestação do serviço de transporte aquaviário passageiros para fins turísticos em unidades de conservação estaduais do IEF