Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Gestão e Manejo

PDFImprimirE-mail

As fases de implantação, gestão e manejo de unidades de conservação devem ser trabalhadas conforme seus objetivos de criação, o grupo e a categoria de manejo em que se enquadram, e compõem uma das principais estratégias de conservação da natureza.


Sendo assim, essa etapas podem incluir a elaboração do plano de manejo da unidade, formação de um conselho gestor, elaboração dos planos e programas específicos (como o plano de uso público ou o programa de educação ambiental), designação de recursos humanos e materiais, capacitações e treinamentos da equipe da unidade, além da infraestrutura necessária para a gestão, como sede e centro de visitantes. 

A infraestrutura das unidades de conservação é complexa e diversa, comumente composta por uma sede administrativa, centro de visitantes, portaria, sinalização de trilhas e de limites, educativas e de advertências, cercamento e, em alguns casos, museu, auditório, casa do pesquisador e alojamento. Desse modo, associadoà necessidade de infraestrutura, também é necessária uma equipe qualificada, composta por gerente, guarda-parque, monitores, analistas, brigada de incêndios, etc. Em concomitância, carece da providência dei nsumos e equipamentos como veículos, motos, computadores, rádio, dentre outros. Para obter detalhes adicionais sobre a infraestrutura específica de cada unidade de conservação, visite nossa seção de informações detalhadas aqui.

O manejo envolve também ações e atividades necessárias ao alcance dos objetivos da UC, incluindo as atividades fins comoproteção e combate a incêndios, recreação, educação e pesquisa, programas de voluntariado e de concessão de serviços.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades