Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual de Serra Nova e Talhado

PDFImprimirE-mail

LOGOMARCA SERRA NOVA TALHADO

 

Dados Gerais

  • Municípios de abrangência: Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Porteirinha e Riacho dos Machados.
  • Bioma: Cerrado, com resquícios de Mata Atlântica e Campos Rupestres.
  • Área:
  • Criação: Decreto s/ n°, 21/10/2003 e Decreto s/n°, 29/12/2008
 
faixa branca   QR CODE SERRA NOVA TALHADO  

 

A vegetação predominante no Parque Estadual de Serra Nova são os campos rupestres, possuindo algumas árvores nativas como Jataipeba, Aroeira e Sucupira. Possui alguns pontos de mata fechada e a topografia bastante irregular, composta da Serra Geral e da Serra do Espinhaço, com regiões de grotas, morros e nascentes. O Parque abriga diversas nascentes, entre elas a do Ribeirão São Gonçalo e dos rios Ventania, Suçuarana, Bomba, Ladim e do Córrego da Velha.

 

Infraestrutura

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Alojamentos com capacidade de 08 Pessoas
  • Residência institucional;
  • Guarita para recepção de visitantes;
  • Quiosque, onde pode ser realizada reuniões;
  • Ponto de Apoio no Gerais Santana com Capacidade de 9 Pessoas.

 

Horário de Funcionamento

A visitação acontece de8h00 às 17h00, todos os dias da semana. Recomenda-se entrada até as 15h00 no máximo.

 

Como Chegar

Ligar antes para obter informações, pois devido a existência de acessos por diferentes cidades, deve-se contatar a gerencia da UC para planejar a melhor portaria para chegar ao Parque e seus atrativos.

Localização em Porteirinha

 

Contatos e Endereço

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Endereço dos Centros de Referência:

  • Centros de Referência de Porteirinha (Gerência): Rua Padre Diogo Feijó, 20, Apt.1, Centro, Porteirinha-MG;
  • Centros de Referência de Serranópolis de Minas: Praça Nossa Senhora da Conceição, 228, Centro, Serranópolis de Minas.
  • Centros de Referência de Rio Pardo de Minas: Distrito de Serra Nova – a 22 km da área urbana de Rio Pardo de Minas-MG.

 

Ingressos e Tarifas

A entrada é gratuita.

 

Atrativos e Atividades

Existem quatro pontos abertos ao público, sendo possível realizar travessias, contemplação da natureza, observação de vida silvestre, dentre outras atividades, conforme descrição abaixo:

 

Poço do Jacaré e Escorregador (Serra Nova/ Rio Pardo de Minas)

A trilha Poço do Jacaré possui um percurso de ida de 800 metros com diversos atrativos ao longo da trilha. Em uma parte da trilha podemos encontrar diversas formações rochosas, flora e fauna características da região, e a trilha é ao lado do Rio do Suçuarana. A realização do percurso pode durar até 3horas (ida e volta) e seu grau de fácil.

A trilha do Escorregador possui um percurso de ida de 4000 metros com diversos atrativos ao longo da trilha. Em uma parte da trilha podemos encontrar diversas formações rochosas, flora e fauna características da região. O turista tem a opção de fazer um percurso de carro, ficando a trilha com um percurso de 800 metros até o escorregador. A realização do percurso pode durar até 5horas (ida e volta) e seu grau de fácil.

 

Talhado (Serranópolis de Minas)

A trilha Talhado/Sete Quedas possui um percurso de ida de 7000 metros com diversos atrativos ao longo da trilha. O Poço do Talhado encontra-se no início da trilha; há 1300 metros situa-se a Gruta da Santa; há 2500 metros localiza-se o Poço da Sereia; há 3800 metros está a Lapa dos Tropeiros; há 5100 metros situa-se o Mirante, há 6500 metros encontra-se a Sete Quedas e a 7000 metros a Cidade de Pedras. Em uma parte da trilha podemos encontrar algumas pinturas rupestres e diversas formações rochosas, sendo o início da caminhada pelo cânion do Talhado e na margem do rio Mosquito, pode-se observar grande variedade de espécies da flora regional, importante para a proteção do rio. A realização do percurso pode durar até 8horas (ida e volta) e seu grau de dificuldade é médio.

 

Cachoeira do Serrado (Porteirinha)

A trilha das Cachoeiras do Serrado possui um percurso de ida de 2400 metros contemplando três cachoeiras ao longo da trilha, sendo que é necessário ir e voltar na mesma trilha da primeira cachoeira, para depois dar início na trilha para a segunda e terceira cachoeira. A primeira Cachoeira do Serrado situa-se a 450 metros do início da trilha. A segunda Cachoeira do Serrado encontra-se a 800 metros do início da trilha. A terceira Cachoeira do Serrado está a 1500 metros. Em uma parte da trilha podemos encontrar diversas formações rochosas, sendo o início da caminhada pela serra e na margem do rio do Serrado, pode-se observar grande variedade de espécies da flora regional, importante para a proteção do rio. A realização do percurso pode durar até 7horas (ida e volta) e seu grau de dificuldade é fácil para a primeira queda, no entanto, para as outras quedas o acesso é médio a difícil.

OBS: Apenas os atrativos cachoeira do Serrado, poço do Talhado, poço Jacaré e Escorregador que estão abertos à visitação, os demais estão vinculados as travessias que necessitam de acompanhamento de guia local devidamente cadastrado pelo Parque.

 

Orientações

O PE Serra Nova e Talhado concentra os atrativos turístico em 3 cidades diferentes, os restaurantes e hotéis estão locados nas comunidades do entorno que ficam próximos aos atrativos.

É vedado o consumo de bebidas alcoólicas e entrar com recipientes de vidros nos atrativos.

O Parque possui um sistema de travessias com guias cadastrados junto à unidade de conservação, sendo essas travessias bem características por passar em diversas cachoeiras, formações rochosas e pinturas rupestres, tendo trilhas que vão de nível moderada a difícil. Mais informações aqui.

 

Mapas

Os mapas do parque estão em elaboração no plano de manejo. Até o momento a base espacial para a unidade é a IDE-SISEMA.

 

Plano de Manejo e Conselho:

O plano de manejo da unidade de conservação está em elaboração.

A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.

 

Mídias Sociais

facebook @Peserranovaetalhado Unidade de Conservação

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades