Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual da Serra do Papagaio

PDFImprimirE-mail

LOGO SERRA DO PAPAGAIO

 

Dados Gerais

  • Municípi de abrangência: Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Itamonte, Pouso Alto.
  • Bioma: Mata Atlântica
  • Área:
  • Criação: Decreto nº 39.793, de 5 de agosto de 1998.
 
 faixa branca QR CODE PAPAGAIO   texto-qrcode

 

O Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária.

Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.

O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças a riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

 

Infraestrutura

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Sede administrativa;
  • Centro de pesquisa com alojamento;
  • Hospedagem de visitantes;
  • Heliponto;
  • Apenas algumas trilhas encontram-se estruturadas e sinalizadas.

 

Horário de Funcionamento

A visitação acontece conforme agendamento com a gestão da unidade.

 

Como Chegar

Ligar antes para obter informações, pois devido a existência de acessos por diferentes cidades, deve-se contatar a gerencia da UC para planejar a melhor portaria para chegar ao Parque e seus atrativos.

localizador Localização

 

Contatos e Endereço:

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Escritório Administrativo: Fone: (35) 3341-5404

Endereço: Rua Teixeira Leal, nº315, Centro, Caxambu/MG. CEP: 37.440-000.

Sede: Fazenda Santa Rita, bairro Garrafão. CEP: 37458-000. O acesso à sede é feito pelos municípios de Alagoa/Itamonte - MG.

 

Ingressos e Tarifas

A entrada é gratuita.

Especificação

Valor (em Reais)

01– Uso de infraestruturas (diária)

     - Chalé das Araucárias*

 Capacidade de até 06 pessoas

R$50,00 por pessoa

     - Abrigo do Vale*

 Capacidade de até 12 pessoas

R$50,00 por pessoa

 

Atrativos e Atividades

O PESP possui enorme potencial para visitação turística. Foram mapeadas mais de 50 trilhas e 50 atrativos ao longo da área abrangida pelo parque. Os pontos de visitação em geral encontram-se distantes uns dos outros, situação propícia à realização de travessias pelos turistas.

A atividade mais comum no PESP é a caminhada, no entanto para a realização de outras atividades de aventura deve-se entrar em contato com a administração da UC e assinar Termo de Conhecimento dos Riscos.

Dentre os principais atrativos:

  • Pico do Papagaio e redondezas, incluindo a Pedra Quadrada, Pedra Redonda, Pico do Santuário, Crista do Tamanduá, Alto do Bandeira, Pico do Canjica e Retiro dos Pedros.
  • Entre Itamonte, Alagoa, Baependi e Pouso Alto cita-se o Pico do Santo Agostinho, o ponto mais elevado do parque, com 2.359m de altitude.
  • Em Baependi destaca-se o Pico do Careta (Morro do Chapéu), Chapadão, Canjica, Chorão, Vale das Araucárias e Cachoeira do Charco.

O entorno do parque também possui atrativos e é procurado para visitação. Alguns dos pontos de visitação do entorno são o Complexo da Cachoeira do Juju (Baependi), a Cachoeira do Fundo (Matutu/Aiuruoca) e a Cachoeira dos Garcias (Vale dos Garcias/Aiuruoca).

 

Orientações

O PESP adota um registro de visitação remoto, realizado via internet, pelo formulário disponibilizado para preenchimento. Disponível também na página do parque no Facebook.

Guias locais: devido à vasta extensão territorial e existência de diversas vias de acesso, muitas delas sem sinalização adequada, recomendamos o acompanhamento de um guia local.

Hospedagem no parque: o “Chalé das Araucárias”, que fica localizado na sede/faz. Santa Rita, encontra-se aberto para hospedagem de visitantes. Em breve o “Abrigo do Vale”, também anexo à sede, será aberto.

Atualmente não há área de camping estruturada, somente áreas de acampamento rústico delimitadas pelo parque. Nessas áreas ainda não há cobrança e o acampamento rústico é permitido, mediante cumprimento das normas de visitação e respeito às áreas de acampamento determinadas. Não é permitido acampar fora das áreas determinadas.

Há ampla rede de pousadas para hospedagem no entorno do parque nos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Itamonte, Baependi e Pouso Alto.

 

Mapas

Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.

E também três arquivos KML: PESP; Trilhas; Atrativos.

 

Plano de Manejo e Conselho

O plano de manejo da unidade de conservação está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).

A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.

 

Mídias Sociais

facebook @SerraDoPapagaio

instagram @parquedopapagaio

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades