Visita reforça possibilidade de reconhecimento internacional para o PERD

Notícia

Sex, 25 jan 2008


A Convenção de Ramsar foi criada em 1971, na cidade iraniana de mesmo nome e reúne, em todo mundo, zonas úmidas de importância ecológica, as quais figuram entre os ambientes mais produtivos do mundo e são consideradas armazéns naturais de diversidade biológica. O Brasil aderiu à Convenção em 1993 e, atualmente, existem oito Sítios Ramsar no país.

De acordo com Hazin, após a visita e o reconhecimento da área, será avaliado pelo MMA um questionário padrão – preenchido pelo IEF - e encaminhado, junto com a proposta de inclusão do Parque na Lista, para o Ministério de Relações Exteriores, que, por sua vez, mandará para o Secretariado do Ramsar, localizado na Suíça, onde será feita a análise do processo. “O PERD tem um grande potencial para entrar na Lista Ramsar. A previsão é que isso ocorra ainda neste semestre”, informa.

Durante a visita, Hazin sobrevoou a região do Parque, obteve mais informações sobre as características da UC e explicou sobre a Lista Ramsar, as obrigações dos países membros e os benefícios da inclusão de áreas na mesma. A técnica do MMA esclareceu que qualquer categoria de UC pode ser inserida na Lista. “Para entrar na Lista Ramsar, o país precisa se comprometer a manter as características ecológicas das áreas, não permitindo alterações na dinâmica do sistema natural e, por este motivo, optou-se por priorizar as UCs sobre outras áreas não formalmente protegidas” explicou.

Localizado no sudoeste do Estado, em uma região que se configura como o terceiro maior ecossistema lacustre do Brasil, o PERD possui 40 lagos naturais e é o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Estado. De acordo com a Diretora de Áreas Protegidas do IEF, Aline Tristão Bernardes, apenas em 2007, o IEF investiu cerca de R$ 1,5 milhão no PERD. Centros de pesquisa, de apoio a visitantes e de fiscalização foram construídos e a área de camping, o restaurante e o centro de manutenção foram reformados. “É de fundamental importância a inclusão do PERD na Lista Ramsar, pois o Parque ganha reconhecimento internacional e amplia as possibilidades de investimento em sua área, inclusive para pesquisas”, conclui.

24.01.08
Ascom/Sisema