A Caminhada da Inconfidência é organizada há 32 anos pela AEA (Associação Esportiva do Alto Paraopeba). O evento tem como trajeto as mesmas trilhas percorridas pelos inconfidentes no final do século XVIII. Os caminhos conhecidos como "estrada real" atravessam as unidades de conservação em vários trechos e guardam vestígios, pontes, ruínas e edificações que contam muito da história do nosso estado. O evento encerrará as atividades oficiais do Governo de Minas da Semana da Inconfidência.
O gerente do Monumento Natural Estadual de Itatiaia, Fellipe Chagas, afirma que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) apoiará a equipe de organização, oferecendo atividades de educação e interpretação ambiental para os participantes. “Além de proporcionar a divulgação das áreas protegidas na região, os caminhantes têm a oportunidade de admirar a paisagem local, conhecer sítios arqueológicos, observar a flora e fauna típicas da região e compreender sobre a importância da conservação destes espaços para a manutenção da qualidade ambiental da região”, disse.
As unidades de conservação
Em seus 7,8 mil hectares, o Parque Estadual Serra do Ouro Branco abriga inúmeras nascentes e cursos d´água que contribuem para a formação das bacias dos rios Doce e São Francisco. Os 3,2 mil hectares do Monumento Natural de Itatiaia estão localizados no ponto de interligação das serras do Ouro Branco, de Itatiaia e do Bico de Pedra. As serras estão inseridas no extremo Sul da Serra do Espinhaço.