Seminário debate questões ambientais de Manhuaçu

Notícia

Seg, 09 ago 2004


Com o tema "Preservar: responsabilidade de todos" o II Seminário de Desenvolvimento Sustentável de Manhuaçu reuniu, nos dias 28 e 29 de novembro, cerca de 600 pessoas para debater os principais problemas ambientais da região.

Organizado pelo Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Manhuaçu, o evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Manhuaçu e do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) do município.

Participaram do Seminário professores, estudantes, prefeitos, vereadores, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Militar de Minas Gerais, de organizações civis e não governamentais e dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e IEF.

Entre os temas abordados, destacaram-se a discussão sobre a importância da conservação de nascentes nas propriedades rurais, o licenciamento ambiental em Minas Gerais e a educação ambiental como instrumento de mudança de comportamento das pessoas em relação à preservação do meio ambiente.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, enfatizou a necessidade emergencial da mudança de comportamento de todos os cidadãos no trato com o meio ambiente. "Corremos o riso de chegar à completa exaustão dos recursos naturais o que levará a um aumento da degradação ambiental e social", afirmou.