Atletas de aproximadamente 20 municípios mineiros são esperados para as provas de Mountain Bike e Radical Trekking, competições que marcam a comemoração do 14º aniversário do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento, que conta ainda com atividades de educação ambiental e uma caminhada ecológica, será realizado no próximo domingo, dia 28 de setembro, a partir das 8h00.
A programação especial em comemoração ao aniversário do Parque é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituo Estadual de Florestas (IEF), e conta com o apoio da Copasa e da Federação Mineira de Ciclismo, além das empresas Planetaventuras e GuimeBike, responsáveis pela organização das provas de trekking e moutain bike, respectivamente.
As inscrições antecipadas para as provas custam R$ 35,00 e podem ser feitas até esta sexta-feira, 26, pelo site www.ativo.com e nas lojas credenciadas. Os interessados que perderem o prazo poderão se inscrever até o dia da competição, mas o preço passará para R$ 50,00. A participação dos atletas só será confirmada após a entrega de 1 kg de alimento não perecível.
Guilherme Gomes, coordenador de Turismo do Parque, afirma que muitas conquistas serão comemoradas na data. "O Parque tem sido amplamente procurado para a realização de pesquisas, prática de espeleologia e atividades de lazer. A preservação das áreas tem melhorado a cada ano, e isso favorece a manutenção dos nossos biomas", avalia. Mesmo assim, o coordenador lembra que ainda há muito a ser feito em favor da unidade. "A região é marcada por muitas queimadas. Em 2008 ganhamos mais equipamentos e estrutura para a prevenção e combate a incêndios e já tivemos melhoras, mas esperamos ter ainda mais motivos para comemorar nos próximos anos", comenta.
Segundo Gomes, a realização de competições esportivas no Parque tem o objetivo de mostrar o potencial da região para o lazer e incentivar a visitação. "Aproximadamente metade dos visitantes que vêm ao Rola-Moça costumam praticar o ciclismo e outros esportes que buscam contato com a natureza", revela.
Além das atividades esportivas, estão previstas exibição de vídeos sobre o Parque em um telão especialmente preparado para a comemoração, duas palestras educativas, ministradas por Alan Pessoa, coordenador de Educação Ambiental da unidade, e por representantes do Corpo de Bombeiros, além de uma caminhada ecológica contemplativa.
Programação esportiva
O Radical Trekking terá início às 8h00, com a entrega do mapa do circuito, que possui aproximadamente 17 quilômetros de extensão. A concentração dos competidores acontece às 8h30, no viaduto da Mutuca, localizado na BR 040, e a largada, às 9h00.
A prova consiste, basicamente, na elaboração de estratégias de orientação e deslocamento. O participante deve planejar um caminho a ser seguido, com base em princípios cartográficos, buscando fugir dos obstáculos e ganhar tempo. O ponto de chegada será a sede do Parque, e o tempo de duração da prova deve variar entre duas e três horas.
Segundo Henrique Araújo, organizador da competição, a modalidade pode ser classificada como uma atividade ecoturística. "O trekking é uma excelente oportunidade para estar próximo à natureza, fazendo uma atividade física saudável e prazerosa", afirma.
A concentração para a prova de Mountain Bike acontece no mesmo viaduto da Mutuca, também às 8h30. Segundo Guilherme Salim, organizador da competição, o percurso programado para a modalidade foi planejado com o objetivo de contemplar as mais belas paisagens do Parque. "Metade da prova acontece em áreas de preservação ambiental que normalmente possuem o acesso restrito. O trajeto passa por locais maravilhosos, trechos com um visual incrível", comenta.
Informações:
Trekking: (31) 9998 2597
www.planetaaventuras.com.br
Mountain Bike: (31) 3332 9217 / 9912 9980
www.guimebike.blogspot.com
Inscrições:
GuimeBike: 3332 9217
Cicle Viana: 3445 1445
Catraca Bike: 3281 7347
Tripp: 32927229
Iken Fix: 3286 8133
Fonte: Ascom /Sisema