Novas unidades de conservação são criadas em Minas

Notícia

Qua, 20 fev 2008


O Parque Estadual Alto Cariri possui uma área de mais seis mil hectares e será administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O Parque terá a finalidade de proteger a fauna e a flora regionais e os cursos d'água, além de criar condições para o desenvolvimento de pesquisas e estudos de modo a conciliar, harmoniosamente, o uso científico, educativo e recreativo com a preservação integral e perene do patrimônio natural. Com a criação do Parque Estadual Alto Cariri, Minas Gerais passa a ter 32 unidades de conservação nesta categoria.

Também sob responsabilidade do IEF, o Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis será importante para a conservação da biodiversidade regional com ênfase na fauna de primatas. Os proprietários inseridos na UC deverão compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais, observada a legislação vigente e o Plano de Manejo do Refúgio. A unidade possui uma área de 2.722,6050 ha.

A criação do PE Alto Cariri é parte do Projeto Estruturador do governo do Estado, "Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica", coordenado pelo IEF. As novas UCs também estão previstas pela parceria entre os Governos de Minas Gerais e Bahia na área ambiental, formalizada em julho de 2007. O acordo entre as Secretarias de Meio Ambiente de ambos os Estados tem como foco a região do Alto Cariri, localizada próxima ao município mineiro de Santa Maria do Salto e de Guaratinga, na Bahia. A região abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, onde vivem espécies em risco de extinção, como o Monocarvoeiro, maior primata das Américas.


20/02/2008
Fonte: Ascom / Sisema