O Instituto Estadual de Florestas (IEF) apoiou um curso e um seminário realizados no município de Pará de Minas, entre os dias 5 e 7 de dezembro, para promoção da sustentabilidade na região. As atividades proporcionaram aos participantes o conhecimento sobre as iniciativas em curso para melhoria das condições dos imóveis rurais, promoção da segurança hídrica, alimentar e econômica e incluíram, ainda, palestras sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs) e sobre a regularização ambiental de imóveis rurais, ministradas pela equipe do IEF.
Produtores e trabalhadores rurais, representantes de sindicatos, prefeituras, representantes da Emater, da UFV, dentre outras pessoas, participaram dos debates.
No seminário, realizado no dia 5, o secretário municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Pará de Minas, José Hermano Oliveira Franco, falou sobre as ações desenvolvidas no município no âmbito do Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado. Janaína Mendonça, analista ambiental do IEF e coordenadora do PRA Produzir Sustentável, destacou o programa, que é a estratégia do IEF para, junto dos parceiros, promover a implementação da regularização ambiental de propriedades rurais em Minas Gerais e também da Política Estadual de Florestas e Biodiversidade no Estado.
O analista de sustentabilidade da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Guilherme Oliveira, falou sobre boas práticas agrícolas e a importância da assistência técnica e gerencial desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O evento também contou com apresentação do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa), Rodrigo Carvalho Fernandes, que abordou a importância das ações do estado no apoio à produção rural.
No final dos debates, uma mesa redonda sobre a unidade demonstrativa PRA Produzir Sustentável tirou as dúvidas dos participantes sobre o Programa, que já é uma referência para a adequação ambiental e produtiva de imóveis rurais em Minas.
Nos dias 6 e 7, o curso sobre Sistemas Agroflorestais reuniu mais de 20 pessoas da região, entre técnicos, produtores e estudantes. “Além da restauração de áreas, o trabalho desenvolvido na propriedade tem o objetivo de aumentar a renda para o produtor”, explica Janaína Mendonça.
Por meio do Programa, o IEF doa mudas e oferece assistência técnica às propriedades participantes. “Nas propriedades que são unidades demonstrativas se prioriza, articuladamente com o produtor e parceiros, a adequação ambiental e produtiva dos imóveis, utilizando espécies nativas e frutíferas, e outras técnicas de conservação de solo e água”, frisou a analista ambiental do IEF e coordenadora do PRA Produzir Sustentável.
Janaína Mendonça reforçou que encontros entre o poder público estadual e municipal, a iniciativa privada e os produtores rurais são fundamentais para o sucesso dos projetos. “É o caso do PRA Produzir Sustentável, que une parceiros e visa o desenvolvimento ambiental, econômico e social”, afirmou.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema