IEF dá início à elaboração do Plano de Manejo de mais duas unidades de conservação

Notícia

Criado: Ter, 10 dez 2024 16:31 | Atualizado: Qua, 11 dez 2024 13:52
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) deu início às atividades para elaboração dos Planos de Manejo das Estações Ecológica Água Limpa e Mar de Espanha

Foto: Luciano Hara
Unidades de conservação estão localizadas na Zona da Mata Mineira, nos municípios de Cataguases e Mar de Espanha
Unidades de conservação estão localizadas na Zona da Mata Mineira, nos municípios de Cataguases e Mar de Espanha

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) deu início às atividades para elaboração dos Planos de Manejo das Estações Ecológica Água Limpa e Mar de Espanha, localizadas na Zona da Mata mineira, nos municípios de Cataguases e Mar de Espanha, respectivamente.
 
Na última semana, profissionais do IEF, da Gerência de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (GCMUC), da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Mata (URFBio Mata) e das equipes das unidades visitadas realizaram um reconhecimento nas estações para levantamento de informações e elaboração da caracterização. “As informações levantadas servirão de subsídio para elaboração dos planos de manejo durante as etapas seguintes. Durante a visita, foram observados os principais elementos das UC’s, estado de conservação dos recursos, atividades desenvolvidas e possíveis necessidades de dados e planejamentos importantes para a gestão das áreas”, disse o gerente de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Edmar Monteiro Silva.
 
Foram realizadas, também, reuniões com os Conselhos Consultivos das UC’s para apresentar a metodologia e o plano de trabalho referente à elaboração dos planos de manejo. Essas reuniões também tiveram como objetivo iniciar o processo de mobilização para participação nas atividades, além de esclarecer dúvidas e receber contribuições.
 
O IEF adota como referência para elaboração dos planos de manejo a Portaria IEF nº 21/2024 e o Roteiro Metodológico para Elaboração e Revisão de Planos de Manejo de Unidades de Conservação Federais (ICMBio, 2018). A metodologia preza por um processo de construção participativa, com o envolvimento da comunidade local e dos principais segmentos relacionados com a UC, assim como busca trabalhar com a melhor informação disponível. Isso possibilita a construção de um plano dinâmico e condizente com a realidade, permitindo uma gestão direcionada às necessidades reais e considerando suas prioridades.
 
Conforme o estabelecido na Lei Nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o plano de manejo é um “documento técnico, mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”.
 
As próximas etapas para construção dos planos são a organização das informações no documento da caracterização de cada UC e o planejamento, a mobilização e a realização das oficinas de elaboração dos planos de manejo. “A oficina é o momento auge do processo, é onde os representantes de diversos segmentos, como moradores do entorno, administração pública do município, ONG’s, instituições de pesquisas, associações, e outros, se reúnem para construção coletiva dos elementos do plano de manejo. Portanto, é fundamental a participação de todos para garantir a construção de um bom documento”, finalizou Edmar.
 
Ascom/Sisema