Governo de Minas alinha ações com parceiros para desenvolvimento do PRA Produzir Sustentável na APA Cachoeira das Andorinhas

Notícia

Qui, 05 dez 2024
Encontro em Ouro Preto avaliou as ações já realizadas e trabalho no planejamento para 2025

Foto: Divulgação IEF
ACT busca promover a regularização ambiental de pequenos imóveis rurais por meio do PRA Produzir Sustentável
ACT busca promover a regularização ambiental de pequenos imóveis rurais por meio do PRA Produzir Sustentável

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Vale S.A realizaram, nessa quarta-feira (4), reunião de avaliação e planejamento do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado pelo Governo de Minas e  a Vale para regularização ambiental de imóveis rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados alcançados em 2024 e planejar as ações previstas para 2025.

Assinado em setembro de 2023, o ACT busca promover a regularização ambiental de pequenos imóveis rurais por meio do PRA Produzir Sustentável, programa que promove a regularização ambiental dos imóveis por meio da conservação e da restauração de ecossistemas, conciliada com a produção rural; além do apoio à estruturação do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na APA Cachoeira das Andorinhas, localizada em Ouro Preto. A APA foi escolhida como área piloto para o projeto e abrange 18.700 hectares, incluindo as nascentes do Rio das Velhas. Até 540 hectares poderão contar com ações para restauração ecológica.

Com um investimento de R$ 41,8 milhões até 2030, a iniciativa visa proteger e restaurar áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais (RLs), contribuindo para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte e gerando ferramentas e instrumentos replicáveis em todo o estado de Minas Gerais.

“Na primeira etapa foram realizadas ações de articulação institucional, elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica, oficinas de mobilização social e capacitação para a fruticultura e regularização ambiental de imóveis rurais, além de treinamentos,  visando o engajamento dos parceiros e dos proprietários e possuidores rurais da área contemplada, ponto fundamental para a implementação do projeto em campo”, explica a analista ambiental do IEF e coordenadora do PRA Produzir Sustentável, Janaína Mendonça Pereira.

A iniciativa também contempla o pagamento por serviços ambientais (PSA) aos produtores rurais, que estará diretamente vinculado à regularização ambiental das propriedades. “Através do PSA, vamos oferecer insumos, além de apoio técnico e produtivo para que os proprietários possam proteger e recuperar a vegetação nativa em suas áreas”, observa Ricardo Campelo, superintendente de Gestão Ambiental Territorial e Instrumentos Econômicos da Semad.

Outro ponto de destaque do ACT é a revitalização de dois viveiros do IEF em Conselheiro Lafaiete e Barbacena. As mudas produzidas nesses viveiros serão destinadas à restauração ambiental das propriedades atendidas pelo programa. 

“Parcerias entre diferentes setores da sociedade são essenciais para conseguirmos escalar as ações e apoiar o atingimento das metas globais de clima e biodiversidade, revertendo as perdas e buscando a harmonia com a natureza”, frisou o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema