Conselho Consultivo da APA da Cachoeira das Andorinhas e da Floresta Estadual de Uaimií toma posse

Notícia

Qua, 14 mai 2008


Na ocasião também será inaugurado, em parceria do IEF com o Ministério do Meio Ambiente, com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e com a Escola Municipal Washington Araújo Dias, o Centro de Referência da APA Estadual da Cachoeira das Andorinhas. O objetivo é fomentar e promover processos educacionais voltados à questão ambiental, estimulando a participação e o envolvimento ativo da sociedade em ações para a proteção do meio ambiente.

De acordo com o gerente da APA da Cachoeira das Andorinhas, Ronald de Carvalho Guerra, a formação de um Conselho Consultivo é de fundamental importância porque amplia o processo de participação social na gestão de uma unidade de conservação, legitimando as ações do Estado. “A APA da Cachoeira das Andorinhas já teve esta experiência de formação de Conselho e a está retomando de forma mais efetiva. A população está bastante envolvida com as questões ambientais locais, o que deve tornar o Conselho muito participativo”, afirma.

O gerente explica que o Conselho Consultivo da APA Estadual da Cachoeira das Andorinhas e da Floresta Estadual do Uaimií será conjunto, mas as unidades de conservação terão administrações diferentes, com um gerente em cada, para que seja possível focar nos problemas e questões ambientais locais, tornando a gestão das unidades mais eficiente.

APA da Cachoeira das Andorinhas e Floresta Estadual do Uaimií

A APA Estadual da Cachoeira das Andorinhas abrange o distrito de São Bartolomeu, parte da zona rural de Ouro Preto. Foi criada em 1989 e possui uma área de 18,7 mil hectares, o correspondente a 14,98% da área total do município de Ouro Preto. A Floresta Estadual de Uaimií, que em linguagem indígena significa “Rio das Velhas”, tem 4.398 ha e está inserida na APA Cachoeira das Andorinhas. Foi criada com o objetivo de desenvolver na região o uso sustentável de recursos naturais e para a proteção de mananciais de abastecimento público, da biodiversidade e sítios históricos.

Ascom / Sisema