Conselheiros tomam posse com missão de assegurar conservação do PE Lapa Grande

Notícia

Qua, 26 abr 2017


Os 20 integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Lapa Grande tomaram posse nesta terça-feira (25/04), em Montes Claros, para o biênio 2017-2019. O colegiado tem a missão de discutir as questões relacionadas à unidade de conservação, uma das principais reservas ambientais do norte de Minas Gerais.


O Conselho é formado por instituições públicas e da sociedade civil que se relacionam com o cotidiano do Parque. É um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais da unidade de conservação, bem como de sua integração com a sociedade.


Na solenidade de posse, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento, anunciou a liberação de recursos do Bolsa Verde para os beneficiários na região Norte do Estado. Essa semana, o IEF já havia informado que está programado, para o primeiro semestre deste ano, a liberação de R$ 19,8 mi referentes a recursos que foram empenhados (reservados no orçamento) de 2015 e que se destinavam a áreas visitadas por servidores do IEF e nas quais foi constatada a manutenção da área conservada. Serão beneficiados os inscritos nos editais 2010 e 2011 do Programa Bolsa Verde.


O Bolsa Verde é um programa criado em 2008 para a concessão de incentivos financeiros aos proprietários e posseiros rurais visando à identificação, recuperação, preservação e recuperação de áreas necessárias à proteção das formações ciliares e à recarga de aquíferos, bem como de áreas necessárias à proteção da biodiversidade e de ecossistemas especialmente sensíveis. Desde sua implementação foram abertos dois períodos para inscrição no Programa, em 2010 e 2011, propiciando a aprovação e manutenção de 2.726 beneficiários, responsáveis pela conservação de 88.271,76 mil hectares em áreas dos Biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Fazenda Quebradas
Sarmento também informou sobre o início de estudos para a restauração da sede da Fazenda Quebradas, construção histórica no interior do Parque que conta, inclusive, com a assinatura do ex-presidente Juscelino Kubitshek em uma das suas salas. “É mais um dos tesouros que Lapa Grande e que outras unidades de conservação estaduais guardam e que precisam ser preservados e entregues à população”, afirmou.


O Parque Estadual Lapa Grande foi criado em 2004 e em seus sete mil hectares protege e conserva o complexo de grutas e abrigos da Lapa Grande. A região abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e dos municípios vizinhos.


Emerson Gomes
Ascom/Sisema