A Força-Tarefa Previncêndio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) controlou, na manhã desta terça-feira (14), o incêndio que ameaçava o Parque Estadual Serra do Rola-Moça, uma das mais importantes áreas verdes do Estado. O fogo foi identificado, por volta das 17h30 do último domingo (12), nos condomínios Retiro das Pedras e Casa Branca, municípios de Brumadinho e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O incêndio, que durou cerca de 40 horas, não atingiu a área interna da unidade de conservação. A equipe de combate já iniciou o trabalho de rescaldo, para evitar o surgimento de novas chamas.
Cerca de 60 brigadistas do IEF, Brigada 1, e brigadas dos condomínios Retiro das Pedras e Encosta da Serra, Corpo de Bombeiros, Copasa, Vale e a Brigada do Rola-Moça trabalharam no combate às chamas com o apoio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros e três aviões air-tractor. A área atingida ainda não foi calculada e a causa do incêndio será investigada.
Em 2007, foram queimados 663,8 hectares de área interna e 716,4 hectares no entorno do Parque Estadual Serra do Rola-Moça. Em 2008, até o momento, foram queimados 136 hectares de área interna e 349 hectares no entorno da unidade de conservação, sem considerar a nova área atingida.
Fonte: Ascom/Sisema