Técnicos do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e do Corpo de Bombeiros da Bahia visitaram, esta semana, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) a fim de conhecer o trabalho executado em Minas Gerais para prevenção e combate a incêndios florestais. Nesta terça (01/07), a missão baiana visitou a sede do Instituto e, na segunda (31/06), a base operacional da Força-Tarefa Previncêndio, em Curvelo.
Segundo o diretor de Fiscalização e Monitoramento Ambiental do IMA, Pedro Ricardo Silva Moreira, o setor ambiental do Governo da Bahia está passando por uma reformulação e modernização de suas atividades. "Com essa visita, buscamos estreitar as relações com Minas para estruturar o trabalho no nosso Estado", afirma.
Pedro Moreira explica que a visita foi agendada, especificamente, para que os baianos pudessem conhecer as ações de combate a incêndios florestais. "O trabalho já está avançado em Minas, o conhecimento e a experiência que já foram adquiridos aqui serão de grande auxilio", explica. "O Estado da Bahia tem grande familiaridade com Minas, como a grande extensão do território e a diversidade de biomas, o que facilitará a implantação do modelo", completa
Atualmente, o combate aos incêndios florestais na Bahia é feito diretamente pelo Corpo de Bombeiros. O comandante da 11º Grupamento de Bombeiros da Chapada Diamantina, tenente-coronel Carlos Miguel de Almeida Filho, observa que não existe um preparo especial para atendimento a esse tipo de ocorrência. "A Bahia não tem um sistema de monitoramento por satélite ou aeronaves específicas para a atividade", lamenta.
Segundo o diretor de Fiscalização do IMA, uma das primeiras providências a ser tomada é estabelecer uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o monitoramento dos focos de calor no território baiano. "A vigilância é essencial para um trabalho eficaz, bem como para se conhecer as ferramentas disponíveis usadas no combate ao fogo. Esse é o levantamento que estamos iniciando", afirma, Pedro Moreira. Atualmente, Minas Gerais é monitorada por quatro satélites que enviam informações 24 horas por dia ao sistema de monitoramento do IEF.
Previncêndio
O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) de Minas Gerais é coordenado e executado pelo IEF. Reúne diversas ações de prevenção que são executadas durante todo o ano, principalmente nos municípios onde estão localizadas unidades de conservação e áreas de grande relevância ecológica.
A gerente de Prevenção e Combate a Incêndios do IEF, Claúdia Melo, explica que a Força-Tarefa Previncêndio realiza o trabalho de combate aos incêndios no período mais seco do ano, que vai de junho até novembro. "O IEF tem como parceiros o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais" afirma.
A Base Operacional da Força está localizada no aeroporto municipal de Curvelo, que foi reformado e inaugurado em setembro de 2005, ano em que foi iniciado o trabalho, pioneiro na América Latina. Desde 2007, está em operação uma sub-base no aeroporto municipal de Januária para atendimento às ocorrências na região norte e, até o final de 2008, será construída uma nova, em Viçosa (Zona da Mata).
Desde 2007 foram investidos R$ 10,8 milhões na Força-Tarefa, em obras de ampliação das bases, no aumento da frota aérea, na implantação de equipamentos de rádio-comunicação nas unidades de conservação estaduais e na capacitação de novos brigadistas.
Fonte:
Ascom / Sisema