As inscrições para participação no “Astronomia na Serra do Rola-Moça 2018” estão abertas. O evento de observação de astros na unidade de conservação, localizada na parte Sul da Região Metropolita de Belo Horizonte, começa no dia 14 de abril e tem datas mensais até outubro. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet, clique aqui .
A atividade tem início às 17h30, com palestra no anfiteatro do Centro de Visitantes do Parque, ministrada pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Leonardo Marques Soares. A programação inclui a observação na Plataforma Astronômica Francisco Prado, em que os participantes têm a oportunidade de avistar as fases da Lua, planetas em oposição, trânsito de astros, passagem de satélites artificiais, chuva de meteoros, dentre outros fenômenos.
Foto: Divulgação IEF
Durante a observação é possível avistar as fases da Lua, planetas em oposição, trânsito de astros, passagem de satélites artificiais, chuva de meteoros, dentre outros fenômenos
“Este ano ainda haverá a exposição Universo em Evolução, no Centro de Visitantes, que já está aberta ao público”, observa a monitora ambiental do Parque, Sabrina Resende. A mostra reúne 17 banneres com imagens e informações sobre a formação do universo e dos corpos celestes. A concepção dos trabalhos é de Augusto Damineli e as ilustrações de Paulo Santiago.
O evento “Astronomia na Serra do Rola-Moça” é realizado desde 2009 e é coordenado pela organização não governamental Astrocultura, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.
O Parque Estadual Serra do Rola Moça é um lugar privilegiado para observação dos astros. Localizado nos municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité, com entradas pelo Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima e Barreiro, em BH.
A unidade de conservação se encontra distante o suficiente de áreas muito urbanizadas para não ser afetada pelas luzes, que dificultariam a observação do céu. Ela, no entanto, está localizada próximo ao Anel Rodoviário da capital, o que permite o acesso para todas as partes da região metropolitana.
“Importante ressaltar que todos os participantes deverão apresentar cartão de vacina para entrada no parque, comprovando a imunização contra a febre amarela”, lembra Sabrina Rezende. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado no entorno de áreas onde foram identificados casos da doença na fauna silvestre.
Calendário de palestras e observação do céu do programa Astronomia na Serra do Rola-Moça:
- 14 de abril
- 19 de maio
- 16 de junho
- 07 de julho
- 11 de agosto
- 15 de setembro
- 27 de outubro
Clique aqui para baixar o folder do Astronomia na Serra do Rola-Moça 2018.
Clique aqui para baixar o Calendário Astronômico 2018.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema