O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugura, nesta quinta-feira (26), às 17 horas, a nova sede da Agência de Atendimento em Florestas, Pesca e Biodiversidade (Aflobio) do município de Prata, no Triângulo Mineiro. O endereço da unidade é avenida Floriano Peixoto, 47, Centro.
O município de Prata, localizado a cerca de 70 quilômetros de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tem na produção agrossilvipastoril a principal atividade econômica. "A demanda dos produtores rurais da região é muito grande para regularização das práticas que dependem de algum tipo de autorização do IEF", explica João Floriano da Silva, gerente do Núcleo Operacional do IEF em Frutal, unidade responsável pelo município de Prata, de acordo com o modelo de regionalização adotado pelo Instituto.
A ampliação da unidade de atendimento reforça ainda mais a estrutura operacional do Instituto na região, facilitando o atendimento aos empreendedores. Em maio de 2008, o IEF inaugurou o Núcleo Operacional de Frutal, a Agência Especial de Uberlândia e a Aflobio de Indianópolis. A nova sede da Agência do IEF em Prata é fruto da parceria com a prefeitura local que cedeu o imóvel.
Os Núcleos e Aflobios do IEF foram implantados a partir de 2003, seguindo o processo de descentralização adotado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). A estrutura permite maior eficiência na execução das atividades desenvolvidas no campo e melhora a qualidade na prestação de serviços. Atualmente existem 43 Núcleos, cinco Centros Operacionais Especiais e cerca de 150 Aflobios em todo o Estado.
Seminário
O Escritório Regional do IEF no Triângulo promoverá em Prata, no dia 26, o 1º Seminário Ambiental de Prata, marcando o início do trabalho na nova sede da unidade de atendimento no município. O evento terá início às 9 horas e reunirá empreendedores da região que poderão esclarecer dúvidas sobre as atividades que necessitam de autorização e orientação do Instituto.
Segundo José Floriano da Silva, cerca de 150 pessoas devem participar do encontro que abordará questões como queima controlada, conservação de áreas de preservação permanente, averbação de reserva legal, piracema e fomento florestal. "A intenção é apresentar o IEF como um parceiro e não apenas um órgão fiscalizador", explica.
O Seminário Ambiental de Prata é o primeiro de uma série que o Regional pretende realizar em todo o Triângulo Mineiro em diferentes municípios. O evento tem o apoio da Cooperativa de Produtores Rurais e do Sindicato Rural do município e acontecerá na avenida Brasília, 317. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
Fonte: Ascom / Sisema