2º Combio: Pesquisadores apresentam trabalho de proteção a aves de rapina

Notícia

Seg, 28 abr 2008


A entidade desenvolve um projeto pioneiro sobre os Falconiformes, um grupo de aves de rapinas que abrange os gaviões, águias, falcões e corujas ameaçados de extinção. São vários técnicos, biólogos, veterinários e engenheiros ambientais envolvidos em estudos e projetos conservacionistas para proteger as aves no Brasil.

Segundo o biólogo Carlos Eduardo Benfica, por causa da alto índice de destruição do habitat desse grupo faunístico - as florestas - está havendo um declínio populacional das espécies mais sensíveis. "Estamos buscando formas de controlar essa situação", explica.

O especialista diz ainda que, por serem consideradas predatórias, as aves de rapina são ameaçadas por fazendeiros que procuram proteger suas criações domésticas. Para alcançar as metas propostas, o Centro de Pesquisa da Fundação atua em todo o Brasil desenvolvendo programas de reprodução em cativeiro das espécies em risco e educação ambiental com as comunidades locais. Além disso, monitora a população das aves rapinas e promove o treinamento de profissionais.

O trabalho da SOS Falconiformes estará disponível até no Expominas até o dia 27 de abril, a partir de 12 horas.


25/04/2008
Fonte: Sala de Imprensa
2º Congresso Mineiro de Biodiversidade