Reunião define representantes do Conselho Consultivo do PE Serra Verde

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promove nesta terça-feira (25) a segunda reunião para escolha do Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra Verde (PESV). O evento acontece às 18h30, no auditório do Sest/Senat de Belo Horizonte.

Na reunião, serão escolhidos os representantes das Instituições que se inscreveram para fazer parte do Conselho. Além disso, o número de conselheiros que ocuparão as cadeiras do Conselho Consultivo também será discutido e decidido na ocasião.

De acordo com o gerente do Parque, André Portugal, a formação do Conselho é vital para que a sociedade tenha participação efetiva na gestão da Unidade de Conservação (UC). "É uma ferramenta muito importante para produzir integração entre vários segmentos da comunidade e o Parque", afirma Portugal.

Segundo o gerente, o Conselho será um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais. São os conselheiros que auxiliam a gerência nas escolhas e decisões para o melhor andamento da UC. Portugal explica que questões como a confecção do Plano de Manejo, o desenvolvimento do entorno, projetos em andamento e ações de combate a incêndios, serão resolvidas juntamente com o Conselho e, dessa forma, a gerência terá acesso à opinião da comunidade.Conselho

A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pela gestão das unidades de conservação visando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da unidade.

Fazem parte do Conselho, representantes de prefeituras, representantes do setor produtivo, associações comunitárias, órgãos do Governo Estadual e Federal, organizações não governamentais e comunidade científica e acadêmica. A presidência é exercida pelo IEF, que é responsável pela administração do parque.

Parque Estadual Serra Verde

Criado em dezembro de 2007, o Parque Estadual Serra Verde possui uma área de 142 hectares. É o segundo maior parque de Belo Horizonte. A área está localizada em uma região de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica. A Unidade de Conservação formará um cinturão verde ao redor do novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. O Parque faz parte do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) elaborado pelo Governo do Estado para o vetor norte da capital. Pelo projeto, até 2010 serão identificadas áreas para criação de unidades de conservação e áreas de reserva legal e de preservação permanente.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais