Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Serra Verde

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual Serra Verde está localizado em Belo Horizonte e possui área de 142,02ha, sendo o segundo maior parque da capital, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras.
Sua criação se deu através do Decreto Sem Número, de 12 de dezembro de 2007 e posteriormente, foi ampliado segundo Decreto 45.077, de 31 de março de 2009.

Origem do nome da Unidade

O nome Serra Verde é o nome da Serra onde o parque está inserido, além de ser nome da antiga fazenda que ali funcionava. Posteriormente, veio a virar bairro com o mesmo nome, e adjacente ao atual Parque funcionou o Jóquei Clube Serra Verde, atual área onde está instalada hoje Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais.

Missão

Conservar um remanescente de área verde da região norte de Belo Horizonte, contribuindo para a recuperação do ecossistema, o lazer, a cultura, o turismo, a educação ambiental e a melhoria de qualidade de vida.

Patrimônio Natural

O Parque Estadual Serra Verde tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região. As diversas nascentes existentes em sua área são fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade proporcionando melhor qualidade de vida à população. Além disso, tem função de servir como refúgio e locais de alimentação e reprodução de espécies nativas.
O Parque destaca-se no Sistema de Áreas Protegidas que está surgindo no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e é uma área fundamental para a conservação da biodiversidade.

Infraestrutura e Visitação

A unidade já possui uma sede administrativa e oferecem atividades de pesquisa, integração com seu entorno e educação e interpretação ambiental, através de agendamento. A expectativa é que um público muito grande visite a unidade, devido à proximidade com a Cidade Administrativa de Minas Gerais, além da grande população do seu entorno.

Horário de funcionamento

A administração do parque funciona todos os dias úteis durante o horário comercial regular. Porém atividades de uso público e integração como o entorno podem ocorrer esporadicamente fora deste horário, mediante planejamento.

Telefone: (31) 3455-5266
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Como chegar

Após pegar a MG-10 (sentido Aeroporto de Confins), sair sentido Cidade Administrativa do Estado (CA) pela direita e pegando o túnel de acesso. Após o túnel, no semáforo, virar à esquerda sentido bairro e estacionamento de visitantes. Após guarita da Polícia Militar da CA, pegar a primeira rua a esquerda. É uma rua sem saída e há sinalização da Sede do Parque na esquina. A sede fica no meio do quarteirão a direita e tem portaria 24h.
 
Para quem vem da MG-10 sentido centro de Belo Horizonte, pegar a saída para Cidade Administrativa antes do Posto de Polícia Rodoviária Estadual. Acessar a Cidade Administrativa e no semáforo virar à esquerda sentido bairro e estacionamento de visitantes. Após guarita da Polícia Militar da CA, pegar a primeira rua a esquerda. É uma rua sem saída e há sinalização da Sede do Parque na esquina. A sede fica no meio do quarteirão a direita e tem portaria 24h.

Endereço

IEF - Sede Administrativa do Parque Estadual Serra Verde
Rua da Cavalariça, 99 - Serra Verde
CEP 31.630-363 - Belo Horizonte - MG

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades