Viveiristas do IEF participam de curso do Senar sobre produção de plantas ornamentais

Notícia

Sex, 28 mai 2021


 Foto: Renata Fernandes/IEF

CursoViveiristas2 Dentro

Dez viveiristas do IEF serão contemplados com curso para produção de mudas ornamentais, oferecido pelo Senar

 

Durante o ano de 2021, viveiristas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na Zona da Mata Mineira, participarão do curso: “Trabalhador no Cultivo de Plantas Ornamentais”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O primeiro treinamento acontece nesta semana, de 24 a 28 de maio, em Ubá.

 

Dez viveiros serão contemplados com o curso que ensina, além do manejo adequado para produção das mudas ornamentais, o cuidado com a saúde dos viveiristas, principalmente em um período de pandemia, reforçando a importância da higienização dos equipamentos compartilhados e do uso de máscaras.

 

O instrutor do Senar, Eduardo Baleia, ressaltou a importância da utilização de algumas espécies de plantas ornamentais na recuperação de matas ciliares, entre outros exemplos. “O curso está superando minhas expectativas. Estamos trabalhando na produção de mudas de plantas ornamentais com alta demanda atual, aprendendo a agregar valor compondo belos arranjos de plantas e flores tropicais”, disse.

 

Vamos aproveitar também as plantas ornamentais para enriquecer campanhas educativas", ressaltou Joaquim Santos, analista ambiental do IEF, responsável pelo viveiro de Ubá.

 

Alguns viveiros já produzem algumas espécies de mudas ornamentais que atendem demandas de educação ambiental e até de prefeituras. “Com a pandemia, vimos surgir um interesse maior pelas plantas, as pessoas estão mais em casa. As plantas ornamentais nos dão muitas alternativas de trabalho, o que só tem a agregar ao que já é feito pelo IEF”, ressaltou.

 

Valmir Rosado, coordenador de Biodiversidade do IEF Mata, destacou que o curso é uma forma de motivação para os funcionários. “É gratificante vê-los interagindo e satisfeitos em adquirir conhecimento que usarão em seu dia a dia de trabalho”, frisou.

 

Renata Fernandes