Foto: Divulgação IEF
A atividade possibilita um encontro com a natureza de forma intimista
Os amantes da natureza têm uma excelente opção de lazer bem perto de Belo Horizonte. No Parque Estadual do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira, Região Central de Minas, o visitante pode ter um encontro com a natureza que é uma verdadeira aventura de cores, sons e cheiros: a Trilha dos Sentidos. Os interessados em realizar a atividade podem se inscrever. A atividade permite aos praticantes uma conexão com o meio ambiente envolvendo o tato, o paladar, o olfato, a visão e a audição.
Na trilha, os participantes têm os olhos vendados e são guiados por uma corda. Durante o trajeto, eles são conduzidos o tempo todo pela equipe do Parque. “A atividade possibilita um encontro com a natureza de forma intimista. Trabalha o imaginário dos participantes e proporciona o debate e reflexões sobre as responsabilidades de cada um e as consequências das ações em relação à preservação ambiental”, afirma o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral.
A Trilha dos Sentidos é permanente e realizada sob agendamento. Os participantes são grupos escolares, turistas e a própria comunidade. Os grupos serão formados de acordo com o número de interessados e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail do Parque: parquemata.limoeiro@meioambiente.mg.gov.br
O gerente explica que a trilha é realizada em um trecho da Mata do Limoeiro, próximo à sede do Parque, onde foi montado um trajeto de aproximadamente 200 metros com uma corda fixa onde os participantes percorrem sob orientação dos monitores do Parque. No espaço, os recursos naturais como água, árvores, sons dos pássaros, cheiro de ervas e folhas são pontos de parada e reflexão.
O cheiro dos recursos naturais aguça o olfato dos participantes, contribuindo com a sua percepção sobre a natureza e reativando memórias da infância ou memórias rurais. A estratégia de eliminar temporariamente a visão, utilizando uma venda, é a forma encontrada para colocar os participantes em situação de despertar os demais sentidos que estão, via de regra, adormecidos e anestesiados.
COMEMORAÇÃO
A atividade foi criada no Parque Estadual Mata do Limoeiro em 2016, dentro das comemorações do aniversário da unidade de conservação. Cerca de três mil pessoas já participaram da atividade. “Temos atingido um dos objetivos de gestão do Instituto Estadual de Floresta (IEF), que é aproximar, de forma bem intimista, os visitantes ao meio ambiente por meio dos cinco sentidos, num atrativo diferenciado e para todas as idades”, destaca Alex Amaral. “Exercitar os cinco sentidos possibilita uma relação de contato e sensações únicas com o meio ambiente, que muitas vezes passam despercebidas”, completa.
Foto: Evandro Rodney
O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço e possui diversos atrativos turísticos
O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Em sua área podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, sendo possível encontrar espécies da flora ameaçadas de extinção como o jacarandá-caviúna e a braúna-preta. O Parque possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas e Paredão.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema