Simpósio debate melhores práticas para formalização de processos para intervenções ambientais em Minas

Notícia

Sex, 08 nov 2024
Nos dias 7 e 8 de novembro, especialistas e estudantes discutiram sobre o aprimoramento para abertura de processos de licenciamento e regularização ambiental em Minas Gerais

Foto: Sisema/Divulgação
Sisema/Divulgação
Sisema/Divulgação

Com o objetivo de aprimorar os processos de licenciamento e regularização ambiental, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade do Nordeste Mineiro (URFBio), realizou nos dias 7 e 8 de novembro, um simpósio em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no campus de Araçuaí. Destinado a especialistas e estudantes da área ambiental que estão ingressando no mercado, o evento promoveu um espaço para discussão sobre os desafios e melhores práticas na formalização de processos administrativos para intervenções ambientais em Minas Gerais.

A programação do simpósio contou com palestras e debates sobre aspectos fundamentais da legislação e dos processos de intervenção ambiental. Entre os principais temas abordados estiveram as diretrizes para elaboração de projetos de intervenção; estudo da fauna; compensações ambientais e a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, os participantes tiveram acesso a um plantão de dúvidas para esclarecimentos técnicos e jurídicos relacionados às especificidades dos empreendimentos na região.

Com essas discussões e orientações, o evento buscou contribuir para a melhoria nos processos de instrução de requerimentos ambientais, facilitando o cumprimento da legislação vigente e reduzindo as chances de arquivamento e indeferimento de projetos. A expectativa é que o simpósio tenha fortalecido o conhecimento técnico dos profissionais da área e, assim, impulsione o desenvolvimento econômico sustentável do nordeste mineiro.

O simpósio contou com a participação de especialistas do IEF, incluindo Luiz Cláudio Pena Ferreira, supervisor regional do IEF no nordeste mineiro; Adilson Almeida dos Santos, coordenador do NAR em Divisa Alegre; e os analistas ambientais Leônidas Murta Júnior, Roger Spósito das Virgens e Luciana Wilkely. Também participaram Thiago Cavanelas Gelape, coordenador do CAR da Gerência de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas (GRAPE); Landerson Gomes Galvão, coordenador de Biodiversidade do nordeste mineiro; e Thiago Pacheco Santos, ponto focal do CAR na região.

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema