O Instituto Estadual de Florestas (IEF) coordena, em Minas Gerais, a avaliação do risco de extinção das espécies da flora e da fauna terrestre aquática e a elaboração das listas vermelhas e do Livro Vermelho das espécies ameaçadas. A empresa que conduzirá os trabalhos será selecionada via Edital aberto pela Vale S.A, em cumprimento ao Acordo Judicial de Reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
Podem participar do processo seletivo entidades privadas com ou sem fins lucrativos. As empresas devem ter expertise comprovada na elaboração de listas vermelhas, além de outros requisitos previstos no edital e têm até o dia 29 de novembro para manifestação de interesse neste link.
O tempo estimado para execução do trabalho é de 630 dias, com previsão de início em Junho de 2025.
A avaliação e elaboração das listas utilizam metodologia da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), considerada referência global para avaliação de espécies e elaboração de Listas Vermelhas e Livros Vermelhos. Ela abrange espécies de vertebrados e invertebrados terrestres e aquáticos, além de plantas avasculares e vasculares, selecionadas com base em sua importância ecológica, evolutiva e socioeconômica.
A iniciativa visa compreender o estado de conservação das espécies nativas, classificando as pressões antropogênicas e projetando tendências populacionais e geográficas. Esses dados permitirão o estabelecimento de prioridades no planejamento conservacionista em Minas Gerais.
A avaliação de espécies aquáticas seguirá uma abordagem estadual e por bacia hidrográfica, evitando distorções na formulação de políticas de conservação.
Ascom/Sisema