Oficina sobre turismo na região de Marliéria é realizada no Parque Estadual do Rio Doce

Notícia

Qua, 20 abr 2022


 crédito: Jailma Soares/IEF

imagem DENTRO oficina de cocriação

Estiveram na reunião mais de 100 participantes entre secretários, autoridades e convidados.

 

Com o foco para o turismo sustentável na Região de Marliéria, no Vale do Rio Doce, foram realizadas, no Parque Estadual do Rio Doce, reuniões na segunda (18/04) e terça-feira (19/04) para o plano de qualificação institucional do arranjo produtivo local de turismo da região. As oficinas contaram com mais de 100 participantes entre secretários de turismo, autoridades municipais e convidados.


O evento visa centralizar as discussões acerca de quatro eixos principais: gestão para empreendimentos turísticos, formação de trabalhadores em turismo, sensibilização para a importância do turismo e fortalecimento institucional do Arranjo Produtivo Local (APL). Todos esses aspectos objetivam a preocupação com o futuro da atividade turística, além do incentivo a pesquisa e novas inovações na Região de Marliéria.


A divisão das oficinas foi feita em palestras de cerca de 30 minutos com intervalo entre elas, para que os participantes pudessem desfrutar de comidas típicas, como pão de queijo, requeijão caseiro e doces vendidos por comerciantes locais.


Na segunda-feira, as palestras tiveram como temas a governança e cooperação no turismo, rede de parcerias, e organização para criação de um PQI (Programa de Qualificação Institucional). Já no segundo dia de evento, as exposições foram relacionadas à apresentação de propostas, divisão de grupos para execução de ações e metodologia da PQI.


Artur Medeiros
Ascom/Sisema

Sob supervisão de Milene Duque