Foto: Evandro Rodney
Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato comemora 10 anos de criação no próximo domingo
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, na Região Centro Norte de Minas, chega a uma década de existência, no domingo, 25 de agosto, e comemora a data no próximo final de semana com uma série de atividades. A programação inclui exposição de diversas obras de arte que contam a história da Gruta Rei do Mato; plantio de mudas, em comemoração ao aniversário; caminhada ecológica, além de apresentações de teatro de bonecos com o Grupo Giramundo e do grupo de dança “Cirandas do Pequi”, entre outras atividades.
A Gruta Rei do Mato faz parte do complexo Rota das Grutas Peter Lund. O circuito também inclui a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo e a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa. Peter Lund foi um pesquisador dinamarquês que passou por mais de 200 cavernas no século XIX e fez importantes descobertas. Ele é considerado o pai da paleontologia e da arqueologia no Brasil.
Atualmente, Minas Gerais protege 15 monumentos naturais estaduais, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Essa categoria de Unidade de Conservação tem como objetivo a preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Ele pode ser constituído por áreas públicas e particulares, desde que seja possível equilibrar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais, pelos proprietários.
A visitação pública de monumentos naturais está sujeita às condições e restrições estabelecidas no plano de manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo IEF e às previstas no regulamento da unidade.
Confira a programação do aniversário da Gruta Rei do Mato:
Local: Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato BR 040 KM 472 - Bairro Universitário, Sete Lagoas
24/8/2019 – Sábado
A partir de 7h30 - Credenciamento e distribuição das Pulseiras
8h a 9h30 - Caminhada ecológica
O percurso, de aproximadamente 6 km em trilha de terra, sairá da recepção do monumento e finalizará na lagoa. A caminhada guiada, com repasse de informações sobre o local, tem o objetivo de sensibilizar os participantes para a conservação e proteção do ambiente natural. Por ser uma área ainda restrita à visitação, as vagas foram limitadas a 50 participantes, previamente inscritos.
9h30 - 10h - Plantio de 10 mudas em comemoração aos 10 anos da unidade de conservação -
Dez mudas de Paineira rosa, ipê do cerrado, ingá, angico, arueira, cedro e cutieira serão plantadas por crianças participantes da caminhada, em uma área degradada em processo de recuperação.
10h - Abertura da Vernissage com exposição da História da Gruta Rei do Mato
Serão doze telas em formato de circuito contando a história, política e curiosidades sobre a Gruta Rei do Mato.
10h30 a 11h - Lanche
25/8/2019 – Domingo
8h a 8h30 - Recepção de convidados
8h30 - 9h - Abertura – Apresentação do Coral Dom Silvério
O Coral Dom Silvério foi criado há 54 anos pelo Professor João Lucas Rodrigues, no Colégio Diocesano Dom Silvério onde, em 19 de março de 1963, na Capela de santa Terezinha do Menino Jesus, cantou sua primeira Missa em comemoração ao dia de São José. A partir deste momento estava criado o Coral dos Pequenos Cantores do Colégio Dom Silvério. Seus cantores são da faixa de 8 a 20 anos e recebem formação musical, artística, intelectual, moral e religiosa, além de um programa de assistência social que consiste em assistência médica, vestuários e alimentação.
9h - 10h25 - Pronunciamento das Autoridades
O pronunciamento será feito pela gerente do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Honorina Rocha; pelo diretor de Áreas Protegidas do IEF, Claudio Castro, entre outros gestores da instituição.
10h25 – 11h - Homenagem à família de Elói de Deus
José Eloy de Deus, conhecido como Zé Eloy Relojoeiro, nasceu nas imediações de Sete Lagoas, lugar chamado Retiro Morro Redondo, em 1 de dezembro de 1918. Filho de José Raimundo Ede Deus e Maria Pires de Souza, veio morar em Sete Lagoas com 4 anos de idade.
Tinha muita preocupação com a Lapa do Vaga Lume, que posteriormente recebeu o nome de Gruta Rei do Mato, dado por ele. Foi o primeiro explorador do lugar e, por meio dele, o povoado de Sete Lagoas teve conhecimento sobre o local.
Lutou muito pela preservação da gruta e sempre sonhou que se tornasse um monumento turístico. Faleceu aos 62 anos de infarto do miocárdio, em 9 de outubro de 1981. Seu ideal foi realizado.
11h - 11h25 - Apresentação do teatro de bonecos - História Rei do Mato Apresentado pela equipe do monumento
O Grupo Giramundo fará apresentação com elaboração de roteiro específico para o Monumento. Todos os personagens e decoração foram construídos com material reciclável.
11h25 - 11h45 - Entrega dos prêmios para os vencedores do concurso de desenho
O Concurso de Desenho irá premiar cinco contemplados, alunos de escolas públicas e visitantes do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato por meio do Projeto “Conhecer para valorizar e preservar”.
11h45 - 12h30 - Apresentação do grupo de dança “Cirandas do Pequi”
Cirandas do Pequi é um grupo de dança folclórica formado por crianças, adolescentes e adultos do bairro Jardim dos Pequis, do município de Sete Lagoas. O grupo traz na sua coreografia danças regionais do norte e nordeste com viés socioambiental e de responsabilidade social promovida pela Solaris socioambiental.
13h - Encerramento
Ao final, como em todos aniversários, haverá o canto dos parabéns e o bolo.
O evento será restrito a, aproximadamente, 250 convidados!
Wilma Gomes
Ascom/Sisema