Fotos: IEF/Divulgação
O evento contou com uma programação variada de atividades para os participantes
Um fim de semana festivo marcou o aniversário de 10 anos do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em Sete Lagoas, na Região Centro Norte de Minas. Nos dias 24 e 25 de agosto, cerca de 180 pessoas participaram de diversas atividades que envolveram moradores da região e convidados. Entre as atividades, teve apresentação do teatro de bonecos do grupo Giramundo e do grupo de dança Cirandas do Pequi, além de shows musicais, exposição com obras de arte que contam a histórica da gruta, caminhada ecológica e plantio de mudas em uma área em processo de recuperação.
Grupo de dança Cirandas do Pequi apresentou coreografia folclórica com danças regionais do norte e nordeste
A Gruta Rei do Mato faz parte do complexo Rota das Grutas Peter Lund. O circuito também inclui a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo e a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa. Peter Lund foi um pesquisador dinamarquês que passou por mais de 200 cavernas no século XIX e fez importantes descobertas. Ele é considerado o pai da paleontologia e da arqueologia no Brasil. “Comemorar uma década da existência dessa unidade de conservação é um motivo de orgulho, diante da necessidade de proteção que esse tipo de monumento precisa ter”, afirma o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro.
Presente na cerimônia de comemoração, ele reforçou que as unidades de conservação são refúgios para centenas de espécies da fauna e flora, algumas delas ameaçadas de extinção. Também são locais que permitem interação das pessoas com a natureza e se prestam como fonte de lazer e bem-estar. “Pesquisas apontam que atividades turísticas nas unidades de conservação têm o potencial para gerar recursos que podem ser estratégicos para preservação e proteção da biodiversidade”, explicou.
Participaram também das atividades o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro Norte, Ronaldo José Magalhães; gerente do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Maria Honorina Pereira; o prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro; o vereador Renato Gomes, entre outras autoridades e convidados.
Autoridades e dirigentes do IEF marcaram presença no evento
Durante sua fala na abertura do evento, o supervisor Ronaldo Magalhães reforçou a importância da unidade de conservação e da participação da sociedade em eventos como esse. “A categoria Monumento Natural busca preservar espaços singulares e de grande beleza cênica. Este é o caso da Gruta Rei do Mato. Ela é referência internacional e guarda estruturas geológicas raras e únicas. Além disso, a área do seu entorno serve de proteção e abriga diversas espécies da fauna e da flora. Esta unidade de conservação ocupa um lugar de destaque no conjunto das unidades estaduais”, frisou.
Ele disse ainda que, além de ser um atrativo turístico que traz receitas ao município, o monumento oferece lazer e interação da sociedade com a natureza. “Sem dúvidas é uma possibilidade para que a sociedade possa conhecer melhor seu patrimônio e possa aprenda a usufruir deste espaço, entender suas características e restrições e, acima de tudo, se apropriar do espírito de pertencimento, apoiando e colaborando no esforço para sua proteção”, concluiu.
Adultos e crianças participaram da caminhada ecológica no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato
As atividades realizadas no sábado, 24 de agosto, começaram pela manhã com a caminhada ecológica, com objetivo de sensibilizar os participantes para a conservação e proteção do ambiente natural. O plantio de 10 mudas em área degradada em processo de recuperação foi realizado pelas crianças. O ato simbolizou os 10 anos de criação da unidade de conservação e serviu de incentivo à preservação ambiental. As atividades contaram também com a apresentação do Coral Dom Silvério, muita dança com o grupo Cirandas do Pequi, premiações e o bolo de aniversário.
De acordo com a gerente do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Maria Honorina, todas as atividades foram pensadas para despertar a preservação ambiental e resgatar a história da unidade de conservação. “A exposição, em forma de circuito, reconstituiu a história, a política e curiosidades sobre a Gruta Rei do Mato. O teatro de bonecos Giramundo teve enredo específico voltado para a proteção das unidades de conservação”, disse.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema