IEF publica edital para seleção de conselho de unidades de conservação no Norte

Notícia

Sex, 17 mai 2019


 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicou, no início do mês de maio, edital de convocação para a composição do novo conselho consultivo de quatro unidades de conservação. O edital inclui a Área de Proteção Ambiental Lagedão, o Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro, o Parque Estadual do Verde Grande e a Reserva Biológica Estadual Jaíba, todas localizadas no entorno do município de Matias Cardoso, Região Norte do Estado.

 

Conforme previsto no edital, poderão se inscrever para participar do processo seletivo representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada. Serão disponibilizadas 22 vagas, para mandato de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de junho e devem ser realizadas mediante entrega de documentação na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Matias Cardoso, aos cuidados do Secretário Jésus Magno Rodrigues da Silva, no endereço: Av. Hudson Charles, S/N, Bairro Alto Bonito, Matias Cardoso-MG, Cep: 39478-000.

 

A relação de documentos necessária para efetuação de inscrição encontra-se disponível do edital de convocação. Clique aqui para ter acesso ao edital

 

ÓRGÃO PARTICIPATIVO

 

Espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, o conselho consultivo de uma unidade de conservação tem o objetivo de integrá-la com a sociedade. Também atua na função de auxiliar o órgão gestor, no caso o IEF, em sua tarefa de implementar e propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais característicos da unidade de conservação e de sua zona de amortecimento.

 

“É de suma importância que a sociedade participe e apoie os conselhos. Levando em consideração que tal ferramenta age no sentido de identificar gargalos e propor formas de gestão, podem também apresentar propostas de preservação nas áreas em questão”, disse o monitor ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Alto Médio São Francisco, Fabrício de Souza.

 

“Um conselho ativo é sinal do comprometimento da comunidade, sobretudo do entorno das unidades de conservação, com a sustentabilidade ambiental. Fazendo parte dos Conselhos o cidadão integra-se ao processo participativo de sua região”, disse o servidor.

 

Lucas Nicácio
Ascom/Sisema