O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), do Espírito Santo, promoveram, de 11 e 13 de novembro, visitas de campo em seis unidades demonstrativas do Programa de Regularização Ambiental (PRA) Produzir Sustentável, no Nordeste de Minas. O trabalho foi realizado em áreas inseridas no Plano de Ação Territorial (PAT) Capixaba Gerais. Foram visitados locais onde são desenvolvidas ações de adequação ambiental e produtiva por meio da agroecologia.
As atividades aconteceram nos municípios de Poté, Teófilo Otoni, Ouro Verde de Minas e Itambacuri. As unidades demonstrativas receberam, por meio de um arranjo de parceiros, mudas, insumos e materiais, além de assistência técnica para implantação de saneamento rural, fábrica de bioinsumos, sistemas agroflorestais para recuperação de áreas de preservação permanente, sistema de irrigação, práticas de conservação de solo e água, manejo de pastagem e café orgânico agroflorestal.
Cerca de 200 pessoas entre agricultores familiares de Minas Gerais, do Espírito Santo e estudantes do ensino médio e universitários, participaram das visitas. A ação contou, ainda, com a parceira de prefeituras, Emater, Sebrae e de sindicatos de produtores e trabalhadores rurais,
Além dos agricultores familiares, que hoje são referência em produção orgânica e agroecológica, e apresentaram seus conhecimentos e experiências, também houve uma roda de conversa com representante do Ministério da Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre certificação orgânica e os caminhos para a comercialização e agregação de renda.
Os técnicos do Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Nordeste do IEF e da sede explicaram sobre a regularização ambiental de imóveis rurais. Eles destacaram a importância de levar as informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), mobilizando os parceiros presentes para prestação de apoio aos produtores e trabalhadores rurais.
“A transformação nessas famílias e no território é surpreendente e, assim, é possível ver que a união de forças pode impactar na Proteção da biodiversidade, na segurança hídrica, na soberania alimentar, na inclusão social, na mitigação e adaptação às mudanças climáticas e no desenvolvimento sustentável dos territórios”, afirma a analista ambiental do IEF e coordenadora do PRA Produzir Sustentável, Janaína Mendonça Pereira.
PRA Produzir Sustentável
O Programa PRA Produzir Sustentável é a estratégia do IEF para, junto dos parceiros, promover a regularização ambiental dos imóveis rurais, por meio da adequação ambiental e produtiva , promovendo o desenvolvimento sustentável dos territórios. O CAR é o instrumento que permite identificar o passivo que precisa ser regularizado.
PAT Capixaba Gerais
O território do PAT Capixaba-Gerais abrange o estado do Espírito Santo e uma porção do estado de Minas Gerais, totalizando uma área de 68.487,34 km2.
O trabalho faz parte dos planos para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, atuando dentro do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente, coordenado pelo Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O WWF-Brasil é a agência executora e o IEF a agência que coordena e executa a implementação de suas ações.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema