Os municípios de Crisólita e Malacacheta, pertencentes ao Vale do Mucuri, na região Nordeste de Minas Gerais, receberam treinamento, na última semana de agosto, para desenvolver o projeto Barraginhas, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e incentivado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O trabalho busca incentivar a adoção de práticas de conservação de água e solo pelos produtores rurais para, gradativamente, recuperar as reservas hídricas.
No treinamento, técnicos do IEF e das prefeituras de Crisólita e Malacacheta receberam orientações dos profissionais da Embrapa sobre a implantação de barraginhas. As estruturas retêm as enxurradas e favorecem a infiltração da água da chuva no solo. Assim, recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A tecnologia social, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita a erosão.
“De volta para as suas regiões, os técnicos farão as mobilizações e os operadores darão início à construção das Barraginhas”, explica a chefe regional do IEF no Nordeste, Janaína Mendonça Pereira. “Avançarão treinando mobilizadores locais e regionais, e também os operadores de máquina treinarão operadores locais e de municípios vizinhos, criando uma rede em todo o regional Nordeste e exportando aos outros gradativamente”, completa.
Linha do tempo
A parceria entre o IEF Nordeste de Minas e o Projeto Barraginhas da Embrapa nasceu da necessidade de implementar práticas de conservação de água e solo para, gradativamente, ir recuperando as reservas hídricas do Vale do Mucuri. “Conheci o projeto Barraginhas há dois anos, com seus impressionantes resultados, e busquei contato com o criador do projeto, Luciano Cordoval”, afirma Janaína Mendonça.
Foto: Divulgação IEF
Modelo de barraginha sendo construída
O próximo passo foi agendar uma visita à Embrapa, que ocorreu em maio de 2017, na qual a equipe do regional do IEF, junto com a vice-prefeita de Malacacheta, pôde conhecer um pouco mais do projeto, e já planejaram as próximas etapas. Daí veio a capacitação da equipe de ponta do IEF, que faz as mobilizações da implantação inicial do projeto e de alguns operadores de máquinas municipais, que construirão as Barraginhas em seus municípios.
“Essa iniciativa faz parte da estratégia do IEF Nordeste em promover o desenvolvimento local sustentável dos municípios, sendo a conservação de água e solo um dos pilares para a conservação dos recursos naturais e para a produção rural”, destaca Janaína Mendonça.
Mais informações sobre o Projeto Barraginhas no Nordeste mineiro, especialmente nos municípios de Crisólita e Malacacheta do Mucuri, podem ser encontradas no link clique aqui.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema