Foto: Divulgação IEF
Equipes do PE Veredas do Peruaçu e do REVS Rio Pandeiros em visita ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
As equipes do Parque Estadual Veredas do Peruaçu e do Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, localizados na região do Alto Médio São Francisco, visitaram o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu para conhecer a estrutura de visitação da unidade de conservação federal. O encontro aconteceu na última semana e contou com a participação de 17 servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), dois do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de dois condutores da Agência de Turismo Receptivo Roteiros do Velho Chico (RVC).
Durante o intercâmbio, funcionários do Parque Nacional apresentaram como são feitos os agendamentos e controle de visitantes, assim como os regulamentos dos atrativos, sinalização e manutenção das trilhas. Os participantes visitaram a Gruta do Janelão com os guias da RVC, que contribuíram com normas e dicas sobre a condução de grupos em trilhas.
A coordenadora de unidades de conservação da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Alto Médio São Francisco, Laíssa Viana, explica que a troca de experiências faz parte de uma iniciativa de gestão integrada do Mosaico Sertão Veredas do Peruaçu, conjunto de áreas protegidas localizadas na margem esquerda do Rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia; e procura aproximar os gerentes das unidades de conservação das diferentes esferas governamentais.
“Foi ótimo ver o funcionamento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e pegar dicas do que pode ser feito para melhorar a estrutura de visitação de nossas unidades de conservação estaduais. Pretendemos realizar mais intercâmbios também em outras regiões do Estado”, ressaltou a coordenadora.
Uma próxima visita está prevista para o mês de novembro, quando as equipes do PE Veredas do Peruaçu e do REVS Rio Pandeiros visitarão o Parque Estadual Lapa Grande, em Montes Claros.