Fotos: Robson Santos/Divulgação Sisema
As ações socioeconômicas e de regularização ambiental são desenvolvidas pelo órgão no âmbito do Programa PRA Produzir Sustentável
Em Dia de Campo realizado nesta quinta-feira (13), na propriedade rural Rancho da Lua, em Nova União, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) demonstrou as ações de socioeconômicas e de regularização ambiental desenvolvidas pelo órgão no âmbito do Programa de Regularização Ambiental - PRA Produzir Sustentável. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre produtores rurais, representantes de sindicatos, prefeituras, dentre outras.
“O Rancho da Lua foi escolhido por ter sido agraciado com projeto do IEF em Sistemas Agroflorestais (SAFs). Além da restauração de áreas, o trabalho desenvolvido na propriedade tem o objetivo de aumentar a renda para o produto”, explica o analista ambiental do Instituto, João Paulo Sarmento.
Por meio do Programa, o IEF doa mudas e oferece assistência técnica às propriedades participantes. As ações contam com o apoio financeiro do Plano de Ação Territorial Espinhaço Mineiro (PAT EM) na aquisição de espécies frutíferas e produtivas, além de insumos. “A propriedade em que realizamos a ação hoje tem produção de mel, onde se priorizou articuladamente com o produtor a melhoria do pasto apícola, selecionando espécies frutíferas para esse fim, além do plantio de café, abacate e maracujá e a conservação e recuperação das áreas naturais”, afirma Sarmento.
O Dia de Campo teve como objetivo proporcionar aos produtores rurais o conhecimento sobre as iniciativas em curso na região, melhorando as condições das propriedades, promovendo a garantia das seguranças hídrica, alimentar e econômica. Outras duas propriedades de Nova União também desenvolvem ações com SAFs e também contam com apoio do PAT EM.
O Dia de Campo teve palestras sobre o SAFs e sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministradas pela equipe do IEF. Os proprietários também visitaram as áreas onde são desenvolvidos os Sistemas Agroflorestais. Destaque para a palestra “Experiências Práticas com Produção Sustentável”, ministrada pelo representante do Instituto Tiradentes, de Goiás.
Parcerias e benefícios
A diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Marina Fernandes Dias, observou que encontros entre o poder público estadual e municipal, a iniciativa privada e os produtores rurais são fundamentais para o sucesso dos projetos. “É o caso do PRA Produzir Sustentável, que une parceiros que visam o desenvolvimento ambiental, econômico e social”, afirma.
O proprietário do Rancho da Lua, Roberto Franco Filho, onde foi realizado o evento, destacou que a propriedade tem uma SAF há cerca de um ano. “A ideia é demonstrar que a propriedade pode ser produtiva e também regularizada, dando importância à questão do meio ambiente, criando uma nova mentalidade”, destacou.
PRA
O Programa PRA Produzir Sustentável é a estratégia do IEF para, junto dos parceiros, promover a implementação da regularização ambiental de propriedades rurais em Minas Gerais e também da Política Estadual de Florestas e Biodiversidade de Minas Gerais.
O Dia de Campo teve o apoio das Prefeituras de Nova União e Taquaraçu de Minas, além de diversas outras entidades parceiras.
A atividade teve transmissão ao vivo pelo YouTube do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Clique aqui para assistir.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema