Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Inaugurações no PE do Itacolomi dão sequência às comemorações da Semana Florestal

PDFImprimirE-mail

As atividades de comemoração da Semana Florestal de 2009 continuam nesta quinta-feira (24/09), no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto. Na solenidade, que acontecerá às 15 horas, serão inaugurados o novo Centro de Visitantes e o Museu do Chá da unidade de conservação administrada Instituto Estadual de Florestas (IEF). As estruturas são um novo espaço para a preservação da riqueza histórica e ambiental de Minas. 

Na solenidade, também serão entregues os Diplomas de Mérito Florestal, homenagem do Governo de Minas a produtores rurais, pesquisadores e autoridades que se destacaram no desenvolvimento de projetos e programas na área florestal do Estado. Durante o evento serão anunciados os vencedores do Concurso Cultural Parques de Minas que criaram as melhores respostas à pergunta: “Para você, por que os parques estaduais são importantes?”. Será, ainda, lançado o blog do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que será um espaço interativo para discussão da questão ambiental no Estado. 

O Centro de Visitantes do Parque do Itacolomi foi totalmente reformado e apresenta ao turista, com recursos audiovisuais interativos, as características da biodiversidade existente na unidade de conservação. A reforma do Museu do Chá também faz parte do trabalho de preservação da importância histórica da região que, na década de 1930, abrigava a Fazenda do Manso, uma grande produtora de chá. O museu abriga parte do antigo maquinário e equipamento usado para o beneficiamento da erva colhida nas lavouras da fazenda, além de espaços para exposição de fotos antigas. 

O Parque Estadual do Itacolomi foi criado em 1967, sendo a segunda unidade de conservação estadual de Minas. Abriga importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica e inúmeras nascentes e cursos d´água, além do Pico do Itacolomi, um ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamavam de “Farol dos Bandeirantes”. Antiga sede da Fazenda do Manso, a Casa do Bandeirista, foi construída entre 1706 e 1708 e é um exemplar da arquitetura colonial deixado pelos bandeirantes em Minas. Em 1998, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). 

Comemorações

A Semana Florestal é realizada anualmente pelo IEF em todo o Estado e festeja o dia da Árvore (21/09) e a chegada da primavera. As comemorações tiveram início no dia 21, durante a abertura do 8º Festival Lixo e Cidadania, quando o governador Aécio Neves assinou os Decretos de criação de duas novas unidades de conservação Estaduais: Parque Estadual Serra do Ouro Branco e o Monumento Natural de Itatiaia. 

Até o dia 27, serão realizadas atividades em todo o Estado sensibilizando as comunidades urbanas e rurais sobre a necessidade de recuperar e conservar as florestas e a biodiversidade do Estado. Com o tema 'Viva a vida! Preserve o Verde!', a Semana Florestal. 

Serviço:
Inauguração do novo Centro de Visitantes e Museu do Chá e cerimônia de entrega do Diploma de Mérito Florestal
Local: Parque Estadual do Itacolomi – Ouro Preto/Mariana (acesso pela BR 040 a partir Belo Horizonte, BR 356 em direção a Ouro Preto e MG 262)
Horário: 15 horas
Informações: 31. 9632.5852/8835.7260/ 3219.5204/5206

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades