Palestras no Alto Paranaíba promovem educação ambiental

No Período de 21 a 25 de setembro, o Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no Alto Paranaíba propõe uma programação com ações ambientais, em comemoração à Semana Florestal. As atividades variam, mas palestras de conscientização acontecem durante toda a semana e estarão disponíveis para crianças, adolescentes e proprietários rurais das cidades de Patos de Minas, Araxá, Patrocínio, Presidente Olegário e região.

Segundo o supervisor do Escritório Regional do Alto Paranaíba, José Antônio Dias, as palestras são importantes meios de transmitir informação. “Estamos atingindo principalmente crianças e adolescentes com educação ambiental e são um importante público porque irão crescer com atitudes mais sérias em relação ao meio ambiente”, afirma o supervisor.

Durante todos os dias da semana, das 10h às 16h, serão realizadas palestras nas Escolas Públicas Rurais da região. As discussões serão efetuadas por técnicos do IEF e abordarão temas ambientais como queimadas, as formas de prevenção e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Na ocasião também serão distribuídos materiais informativos e vales mudas. Com esses vales os interessados podem tirar mudas de árvores no local indicado na palestra.

Na quinta-feira (24), às 14h, ocorrerá uma palestra nos Sindicatos dos Produtores Rurais. As palestras também serão feitas pelos técnicos do IEF e abordarão com os proprietários rurais sobre legislação ambiental, os procedimentos para realizar licenciamento e adequação ambiental.

Blitze Ecológicas serão feitas pelos três Núcleos Operacionais de Florestas, Pesca e Biodiversidade e pela regional, nas cidades de Patos de Minas, Araxá, Patrocínio e Presidente Olegário. A ação terá a participação da Polícia Ambiental e haverá distribuição de panfletos e brindes. A expectativa é que dois mil carros, aproximadamente, passem pelas Blitze.
Visitas aos Viveiros de Mudas, nas cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário, também fazem parte da programação. Durante os dias 23 e 25 estudantes das redes públicas e particulares de ensino terão a oportunidade de visitar o local. As visitas devem ser pré-agendadas.

Dias afirma que atividades como essas fazem com que a comunidade se envolva mais na preservação do meio ambiente. “Não adianta só fiscalizar, é preciso mostrar que existem meios de prevenir, de promover a conservação ambiental”, afirma o supervisor.

Para finalizar a Semana Florestal, na sexta-feira (25), a partir das 10h, ocorrerá uma Caminhada Ecológica. No decorrer do passeio serão plantadas mudas de espécies nativas com a colaboração dos participantes.  A previsão é que participem cerca de 200 pessoas.

Semana Florestal - As comemorações da Semana Florestal são promovidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e pretendem alertar as comunidades urbanas e rurais do Estado para a conservação das florestas e, conseqüentemente, da biodiversidade.

Além das unidades de atendimento do IEF, estarão envolvidas as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, escolas, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, organizações não governamentais, entre outros.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais