Regional Mata recupera áreas de Mata Atlântica na Semana Florestal

A Semana Florestal promovida pelo Escritório Regional Zona da Mata, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que será realizada entre 21 e 27 de setembro, vai trabalhar a educação ambiental. Em diversos municípios, palestras, dias de campo e blitze vão dar o tom educativo ao evento. O destaque vai para o lançamento de um convênio firmado entre o Instituto e a prefeitura de Juiz de Fora para reflorestar áreas urbanas.

No dia da árvore, comemorado em 21 de setembro, cerca de 500 alunos das escolas municipais de Astolfo Dutra participarão do plantio de mudas na região de um criatório conservacionista. Além de colaborar no reflorestamento de espécies nativas e conhecer o criatório, os jovens, que estudam nas 3ª, 4ª e 5ª séries, vão assistir a palestras sobre educação ambiental.

Outra importante ação promovida pelo Regional Zona da Mata, por meio do Núcleo Operacional de Juiz de Fora, é o lançamento, também no dia 21 de setembro, de um convênio firmado entre o IEF e a Prefeitura de Juiz de Fora. O documento prevê a recuperação ambiental com espécies nativas de 11 áreas urbanas da cidade, num total de 35 hectares de reflorestamento.

Para o supervisor do Escritório Regional Zona da Mata, Fernando Reiff, a Semana Florestal é uma data importante a ser comemorada, no entanto, não deve se restringir apenas a eventos. “Deve ser um momento de reflexão para toda a sociedade. É a hora, também, de os órgãos públicos de meio ambiente lançarem projetos de longa duração, que se estendam por todo o ano”, ressalta.

Semana Florestal - As comemorações da Semana Florestal são promovidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e pretendem alertar as comunidades urbanas e rurais do Estado para a conservação das florestas e, conseqüentemente, da biodiversidade.

Além das unidades de atendimento do IEF, estarão envolvidas as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, escolas, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, organizações não governamentais, entre outros.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais