Semana Florestal em Diamantina promove ação “Um Dia Sem Carro”

O Instituto Estadual de Florestas, por meio do Escritório Regional do Alto Jequitinhonha, realiza, entre os dias 21 e 27 de setembro, a Semana Florestal e Semana do Trânsito. A cidade de Diamantina, região do Jequitinhonha em Minas Gerais, abre espaço para uma programação de ações de conscientização que visam o bem estar da população.

A novidade deste ano é o “Um Dia Sem Carro em Diamantina”, acão que acontece na quinta-feira (24). De acordo com a organizadora do evento, Flávia Campos Vieira, trata-se de uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis. “Queremos mostrar à população que é possível viver em um espaço urbano com melhor qualidade ambiental, sem riscos de violências no trânsito e com maior qualidade de vida”, afirma Flávia.

Ainda segundo a organizadora, o centro de Diamantina tem se tornado local de muitos acidentes de trânsito, e a grande quantidade de veículos tira a tranqüilidade de uma cidade de interior. “Queremos que a população se conscientize que muitas vezes o uso do carro é desnecessário, o centro é pequeno e se a maioria das pessoas deixasse seus carros na garagem e se locomovessem a pé, conquistaríamos um melhor bem estar para o dia a dia e reduziríamos a quantidade de gases que provocam o efeito estufa emitidos por automóveis”, ressalta a organizadora.

Dentre as demais atividades programadas está a realização de plantio de mudas nas escolas. Serão plantadas cerca de dez árvores em cada escola participante e os alunos auxiliarão na formação de um “mini bosque” escolar. Blitze ecológicas e educativas também acontecem na terça (21) e quarta-feira (23), onde mudas de árvores serão distribuídas, assim como adesivos e a verificação de condições de condução em geral. Além disso, o corpo de bombeiros fará demonstração de salvamento de vítimas em acidente com motocicleta e haverá uma palestra sobre prevenção de acidentes.

O supervisor do Escritório Regional do Alto Jequitinhonha, Sílvio Henrique Cruz de Vilhena, aponta o evento como uma forma eficaz para mobilizar a comunidade para se unir às ações do poder público em prol do meio ambiente. “Integrando a comunidade nestas ações conseguimos que um maior número de pessoas reflita sobre o que pode ser feito para a preservação do meio ambiente”, afirma o supervisor.

Atividades Físicas

Para finalizar a Semana Florestal e a Semana de Trânsito de Diamantina estão programadas para o domingo (27) atividades físicas para os participantes. Corrida Rústica, Circuito Training e um Check-up de saúde acontecerão no Largo Dom João a partir das 8h. “Assim como as atividades de conscientização para o meio ambiente e o trânsito visam a qualidade de vida, o cuidado com o corpo também ajuda no bem estar de cada um”, explica a organizadora.

Escritório Regional do Alto Jequitinhonha

O Regional do Alto Jequitinhonha é responsável por 37 cidades da região e tem a função de planejar, supervisionar, orientar e executar as atividades relacionadas à política florestal estadual, à preservação da flora e fauna, ao desenvolvimento sustentável da pesca e dos recursos naturais renováveis do Estado, e à realização e difusão de pesquisa em biomassa e biodiversidade. O Escritório conta também com o apoio de dois Núcleos Operacionais de Florestas, Pesca e Biodiversidade, um na cidade de Capelinha e outro em Itamarandiba, além do auxílio do Centro Operacional do Serro.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais