IEF promove seminário de adequação ambiental em Rio Acima

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), realiza nesta quinta-feira (17) o I Seminário Municipal de Meio Ambiente da cidade de Rio Acima, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento acontece das 8h às 12h na Escola Municipal Terezinha da Silva Cosenza e tem como tema o “Meio Ambiente e Propriedade Rural: Adequação Ambiental”.

De acordo com a organizadora do evento, Zélia Andrade, o seminário tem como objetivo esclarecer e informar os proprietários rurais da região a respeito do uso correto das águas da região assim como os devidos licenciamentos que devem ser realizados em suas propriedades. “A iniciativa de fazer o seminário surgiu após percebemos a existência de um grande número de dúvidas dos moradores da região quanto às leis ambientais”, afirma a organizadora.

A programação conta com palestras que tratarão de temas como o uso consciente dos recursos hídricos, adequação da propriedade rural, uso sustentável dos recursos naturais, licenciamento para piscicultura e outras atividades agropecuárias. A organizadora explica que o esclarecimento sobre piscicultura se deve ao fato de muitos proprietários se interessarem pela criação de peixes.

Dentre as atividades, destaca-se a mesa redonda com os palestrantes e os proprietários rurais. “Será uma oportunidade para os participantes exporem dúvidas, fazerem perguntas e se inteirarem sobre suas obrigações para com o meio ambiente”, completa Zélia.

“Esperamos que, com o seminário, os proprietários se adéqüem às normas propostas pelo IEF que serão explicitadas nas palestras. A partir daí acreditamos que vá existir no município um maior engajamento deles com o órgão”, explica a organizadora.

Para participar, os interessados devem ir ao evento e fazer a inscrição gratuitamente na própria ocasião, antes do início das palestras. O seminário conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Acima, da Companhia Vale do Rio Doce e das Secretariais Municipais de Meio Ambiente e de Educação da cidade de Rio Acima.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais