Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Regional Rio Doce do IEF promove o plantio de árvores na Semana Florestal 2009

PDFImprimirE-mail

Entre 21 e 25 de setembro o Escritório Regional do Rio Doce do Instituto Estadual de Florestas (IEF) comemora a Semana Florestal 2009. Serão promovidas várias atividades aproximando regional à população. Além de palestras e mutirões de conscientização, os participantes poderão desfrutar de caminhadas em trilhas e passeios ecológicos, dias de campo, blitz educativas e ações de arborização e revegetação.  

O evento tem como principal objetivo a conscientização e a mobilização para a preservação ambiental devido à grande degradação existente na região. As palestras ministradas nas várias cidades terão o tema central da Semana Florestal 2009, “Viva a Vida! Preserve o Verde”, que aborda o respeito à vida, a preservação do meio ambiente e a conscientização dos cidadãos para que cada um faça a sua parte. A supervisora regional do Rio Doce, Adele Rodrigues Rena, afirma que o destaque da semana será o plantio de 900 mudas de espécies de Mata Atlântica na BR 116, no perímetro de Governador Valadares, projeto que conta com a parceria do SEMOV (Serviço Municipal de Obras e Viação).  

Em outra atividade, nas caminhadas em trilhas e nos passeios ecológicos, nas cidades de Caratinga e Guanhães, onde estão localizadas unidades de conservação e áreas florestais, os visitantes poderão desfrutar de uma bela paisagem verde, observar diversidades da fauna e flora e aprenderem mais sobre a conservação ambiental. 

Nos dias de Campo os participantes poderão se informar mais a respeito de áreas de nascentes, os trabalhos de recuperação e os programas e projetos do IEF como Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata) e o Projeto Estruturador Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica, que têm como principal função proteger, recuperar e estimular o uso sustentável nos dois biomas. Também serão realizadas blitze educativas nas quais serão distribuídos panfletos educativos e mudas, e repassadas orientações sobre espécies de plantas, reciclagem e preservação ambiental. Além disso, serão realizados mutirões de educação ambiental com alunos de escolas públicas que ajudarão na conscientização dos cidadãos. 

Na cidade de Coronel Fabriciano, devido às altas temperaturas da cidade, será realizado o plantio de árvores. A analista ambiental e gerente de educação ambiental do Rio Doce, Janaína Mendonça Pereira, informa que a ação é de extrema importância para a região. “O intuito do projeto é melhorar o paisagismo da cidade, proporcionar locais com sombra, educar a população com relação ao ambiente e com isto promover melhorias no bem estar da comunidade”, afirma. 

As atividades ocorrerão nas cidades de Caratinga, Bom Jesus do Galho, Vargem Alegre, Entre Folhas, Iapu, Pingo D’água, Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste, Córrego Novo, Mutum, Taparuba, Pocrane, Ipanema, Timóteo, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Braúnas, Antônio Dias, Conselheiro Pena, Divino das Laranjeiras, Aimorés, Resplendor, Itueta, Guanhães, Governador Valadares, Tarumirim e Engenho Caldas. 

Escritório Regional do Rio Doce 

O Regional tem a função de planejar, supervisionar, orientar e executar, de acordo com a respectiva região, as atividades relacionadas à política florestal estadual, à preservação da flora e fauna, ao desenvolvimento sustentável da pesca e dos recursos naturais renováveis do Estado, e à realização e difusão de pesquisa em biomassa e biodiversidade. O Escritório Regional conta também com o apoio de seus Núcleos Operacionais de Florestas, Pesca e Biodiversidade, e estão localizados nas cidades de Caratinga, Timóteo, Conselheiro Pena, Guanhães e a Agência Especial de Governador Valadares.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades