IEF promove encontro técnico sobre Veredas

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promove, nesta quarta (09) e quinta-feira (10), o II Encontro Técnico Veredas: Oásis do Sertão. O evento acontece na cidade de Pirapora, região norte de Minas Gerais. O encontro é apenas para técnicos do IEF e docentes universitários.

De acordo com a técnica da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Norte de Minas, Marli Vitorino, o encontro tem como objetivo apresentar propostas de procedimentos técnicos para a revitalização e a conservação das veredas. "Queremos consolidar informações e buscar a melhor forma para a preservação desse ambiente fragilizado", afirma a técnica.

A programação conta com palestras e painéis que visam promover discussões sobre o ambiente de veredas, as espécies florestais relacionadas à sua revitalização, aspectos relacionados à conservação e recuperação de veredas, além de monitoramento integrado dos ambientes impactados.

No segundo dia do encontro será feita uma visita técnica em ambientes de veredas. A visita começa a partir das 8h e será constituída por uma equipe selecionada. Para isso, no primeiro dia do evento será efetuada a indicação de membros da formação de grupo de trabalho de representatividade das empresas e das instituições, que integrará a equipe.

É a segunda vez que o encontro acontece. A primeira vez foi aberta ao público e procurou sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância de Veredas para o cerrado mineiro. "Em razão da repercussão obtida nesse primeiro evento procurou-se promover agora uma discussão técnica sobre as formas de preservação da região", explica Marli Vitorino. Após o evento será feita uma nota técnica com o resultado das discussões para que o IEF possa tomar posições com relação às sugestões dos participantes.

Para a realização do evento, o IEF conta com a parceria da Unimontes e da promotoria da SubBacia do rio São Francisco. Conta também com o apoio da Prefeitura de Buritizeiros, as empresas Gerdau, V&M Florestal, Grupo Sada, Siderúrgica Valinho, Minas Liga e Liasa.

Veredas

São Áreas de Preservação Permanente protegidas pelas Leis Estaduais 9.375 (1986) e 9.682 (1988). São responsáveis por uma parte significativa do abastecimento dos mananciais que formam os rios na região do Cerrado. No caso de Minas Gerais ocorrem principalmente no oeste e norte do Estado, sendo responsáveis pela formação de inúmeros afluentes do rio São Francisco. O ecossistema abriga ainda inúmeras espécies da fauna e flora, inclusive 14 das 69 espécies de mamíferos brasileiros ameaçados de extinção.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de
Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no
www.youtube.com/governodeminasgerais.