Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Monumento Peter Lund realiza Diagnóstico Participativo

PDFImprimirE-mail

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Monumento Natural Estadual Peter Lund, realiza nesta segunda (31) e terça-feira (01) evento para elaboração do Diagnóstico Participativo de Unidade de Conservação (Dipuc) com os povoados de Cuba e Onça (município de Codisburgo), situados no entorno do Monumento. O encontro acontece no povoado do Onça. Durante os dias 02 e 03, o Diagnóstico acontecerá com os colaboradores das atividades turísticas da Gruta do Maquiné, envolvendo servidores da Fundação Maquinetur, restaurantes e comerciantes nos estandes de artesanato. Nestes dias, o encontro será realizado na Gruta.

De acordo com a técnica ambiental da Gerência de Gestão de Áreas Protegidas, Infaide Patrícia do Espírito Santo, o Dipuc é uma metodologia participativa que tem como objetivo levantar e analisar informações sobre a UC e seu entorno, como a presença de cursos d’água, ocorrência de espécies de fauna e flores e áreas com necessidade de cercamento. O levantamento tem o objetivo de dar suporte ao planejamento da administração da Unidade. Além disso, prepara as equipes para uma gestão participativa em parceria com as comunidades de entorno.

O gerente do Monumento, Mário Lúcio de Oliveira, destaca entre as principais atividades a de confecção do mapa do Monumento, que permite visualizar a distribuição espacial da UC e suas características principais. A partir de então as informações obtidas são avaliadas e são identificadas as necessidades da Unidade e as formas de saná-las. "É uma atividade em que a vivência da população do entorno ajuda muito, são identificadas questões que sequer levávamos em consideração", afirma o gerente.

É a primeira vez que o Diagnóstico está sendo elaborado no Monumento Natural Estadual Peter Lund e a partir dele a UC se fortalece com informações importantes que serão incorporadas no Plano de Manejo. "A quantidade e a qualidade de informações coletadas é impressionante e é uma forma de interagir a comunidade para que possamos preservar a cultura, a história e o meio ambiente da região", ressalta Oliveira.

A programação desenvolvida para o evento procura oferecer aos participantes palestras com a finalidade de apresentar o Monumento, esclarecer sobre a importância do Dipuc, mostrar o andamento do Plano de Manejo da UC e informar sobre o Plano de Trabalho do Conselho Consultivo. Além disso, mostra como o Monumento pode contribuir com a população e como a comunidade contribui para a Unidade.

Dipuc

É um método fundamentado no enfoque participativo, para analisar a realidade de Unidades de Conservação, por meio de um processo de aprendizagem compartilhada. É uma forma de fazer levantamento de dados e análises qualitativas e incentivar o fortalecimento da participação dos envolvidos com a Unidade. O Dipuc contribui para nivelar conhecimento entre os participantes e aumentar o âmbito do relacionamento entre profissionais da Unidade e os moradores do entorno.

Fonte: ASCOM / Sisema

 

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de
Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no
www.youtube.com/governodeminasgerais. 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades