IEF promove capacitação de conselheiros do PE Brigadeiro

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza, entre os dias 01 e 03 de setembro, atividades para capacitação de conselheiros do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB). As oficinas acontecerão na sede da Unidade de Conservação (UC) e fazem parte do Programa de Fortalecimento da Gestão do Parque.

De acordo com o gerente do PESB, José Roberto Mendes de Oliveira, a atividade tem o propósito de fortalecer a participação do Conselho Consultivo na gestão do Parque e planejar a atuação na administração e na implementação de medidas de conservação. "Queremos que os conselheiros tenham consciência do seu papel na administração e que possam desempenhá-lo da melhor forma", afirma o gerente.

Entre as discussões propostas para capacitação e melhoria de gestão, está a reformulação do regimento interno da Unidade, questões sobre plano de manejo, mapa de estruturação, e a elaboração de um novo cronograma de ações do Parque.

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais da unidade de conservação, bem como de sua integração com a sociedade.? É uma forma de obter uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais responsáveis pela gestão das UCs, e a comunidade, buscando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da Unidade.

A atual formação do Conselho Consultivo do PESB tomou posse no dia 23 de abril. O Gerente aponta os conselheiros como importantes peças no apoio à gestão do Parque e acredita que o Conselho permite uma inserção da comunidade da Zona da Mata com o PESB. "É uma forma eficiente de a comunidade estar envolvida com as questões da UC", afirma Oliveira.

Ao todo são 36 conselheiros, entre efetivos e suplentes. Além do IEF, participam representantes das prefeituras dos municípios onde se localiza?o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro?(Araponga, Sericita, Pedra Bonita, Divino, Fervedouro, Miradouro, Muriaé e Ervália), de órgãos e instituições estaduais, da comunidade acadêmica, de Ongs, de sindicatos e das comunidades do entorno do parque.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.