Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Itacolomi realiza Festival de Pipas

PDFImprimirE-mail

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Parque Estadual do Itacolomi, realiza neste sábado (29), o Festival de Pipas do Itacolomi. A programação começa a partir de 9h e vai até às 16h30. O Evento é uma parceria entre IEF e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop)

De acordo com o gerente do Parque, Juarez Távora Basílio, o Festival tem como objetivo conscientizar a comunidade local sobre os acidentes e prejuízos provocados pela soltura de papagaios próxima à rede elétrica e a utilização de cerol. “O evento será, também, uma ocasião para promovermos ações de educação ambiental, estimulando o convívio harmônico entre o homem e o meio ambiente”, afirma o gerente.

Além disso, na ocasião, ocorrerão outras atividades visando proporcionar uma maior integração da população com o Parque. Dentro da programação, estão quatro oficinas onde os participantes serão ensinados a confeccionar diferentes tipos de pipas. “Materiais explicativos sobre preservação do meio ambiente e sobre o combate aos incêndios florestais também serão distribuídos, para conscientizarmos o maior público possível sobre a importância de seus atos”, acrescenta Basílio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de agosto na sede da ADOP (Rua dos Inconfidentes, 299 – Centro, Ouro Preto), ou pelo telefone 3551-1365. A inscrição é feita em nome da criança e também é garantida entrada franca ao seu acompanhante. “Esperamos com o festival mostrar à comunidade do entorno que é divertido soltar pipas, mas que são necessários alguns cuidados”, afirma o gerente.

Parque Estadual do Itacolomi

Localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, é conhecido por abrigar o Pico do Itacolomi (1.772 m de altitude), famoso por servir de ponto de referência aos antigos viajantes da Estrada Real. Da língua Tupi, a palavra Itacolomi significa "pedra menina".

Administrada pelo IEF, a unidade de conservação possui área de 7.543 hectares de mata onde predominam as quaresmeiras e candeias, além de possuir diveras nascentes que deságuam, em sua maoria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Podem ser encontradas no parque diversas espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, como o lobo-guará, a ave-pavó, a onça-parda e o andorinhão-de-coleira.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades