Campanha incentiva participação popular na prevenção a incêndios florestais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou nesta sexta (14/08) a Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais de 2009. Na solenidade, realizada no Parque Estadual da Serra da Rola-Moça na região Metropolitana de Belo Horizonte, foram apresentadas as estratégias e materiais que serão utilizadas para sensibilizar a população do Estado sobre a importância do uso correto do fogo e divulgar as formas de prevenir os incêndios florestais.

Crianças e jovens são o principal alvo das atividades e receberão jogos de memória, álbuns de figurinhas, quebra-cabeças, bonés, camisetas, réguas e squeezes criados, especialmente, para divulgar o trabalho. A campanha inclui apresentações teatrais e oficinas que serão realizadas em diversos municípios do Estado em parceria com as Prefeituras. Também foram produzidas propagandas com mensagens educativas para rádio e televisão. Cerca de R$ 700 mil estão sendo aplicados na campanha.

Uma caravana vem percorrer os vinte municípios que apresentaram, em 2008, os maiores números de focos de calor. O primeiro município visitado foi Carangola, no dia 08 de agosto. Ainda este mês, serão realizadas ações em Viçosa (dia 17), Poços de Caldas (22) e Pedra Azul (29). Em setembro será as vez dos municípios de Itacarambi, Januária, Rio Pardo de Minas e Grão Mogol.

Beija flor

O slogan da campanha ‘Bata suas asas nesta defesa’ é uma referência à fábula do beija-flor que se dedicava de forma solitária e incansável a luta contra as chamas que atingiam a mata onde morava. O beija-flor é o mascote da campanha. Batizado de ‘Previnho’, ele representa a responsabilidade de cada um na prevenção e no combate aos incêndios florestais. O nome foi escolhido entre cerca de 450 propostas num concurso realizado entre os funcionários do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).

Segundo o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, o trabalho de prevenção desenvolvido pela instituição há muitos anos ganhou grande impulso no atual Governo do Estado que tem a visão da importância e da necessidade desse empenho. “Empresas, prefeituras e a sociedade também são aliados imprescindíveis para o sucesso desse trabalho”, afirma.

Candeias observa que evitar as queimadas é ainda uma necessidade urgente para reduzir os efeitos das mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo. “O Brasil é o quinto maior emissor de gases que contribuem para o aquecimento global em função das queimadas e dos desmatamentos”, destaca.

Nos últimos três anos, o Governo de Minas, por meio do IEF, investiu cerca de R$ 25 milhões no Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) e na Força-Tarefa Previncêndio. Os recursos vêm sendo aplicados na aquisição de equipamentos, no treinamento de brigadistas voluntários e na construção e reforma das bases da Força-Tarefa em Curvelo, Viçosa e Januária.

Os resultados dos investimentos se confirmam na redução da área queimada nas unidades e no seu entorno. Em 2007, foram 20.214 hectares de área interna queimada e 14.983 hectares no entorno. Já em 2008, a área interna queimada caiu para 11.295 e 9.030 hectares no entorno. Até 10 de agosto deste ano foram queimados 20,35 ha dentro das UCs e 105,62 ha no entorno. Os focos de calor também diminuíram de 18.203, em 2007, para 8.569 em 2008. Até junho de 2009 foram registrados 466 focos de calor.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.