IEF promove encontro para incentivar preservação do meio ambiente em Codisburgo

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza nesta quarta-feira (12) o Dia de Campo no Monumento Natural Estadual Peter Lund. O evento acontece na fazenda Tapera no Povoado do Cuba onde a população local terá acesso a importantes informações sobre as formas de contribuir para a preservação do meio ambiente.

De acordo com o gerente do Monumento Natural, Mário Lúcio de Oliveira, o objetivo de realizar eventos como esse é fazer com que a comunidade tenha acesso a orientações técnicas e educativas, visando mudança de comportamento de forma que respeitem o meio ambiente e evitem as queimadas. “Iremos abordar temas relativos ao uso incorreto do fogo nas atividades agrícolas e dos prejuízos causado ao solo, a água, a fauna e a flora em decorrência dessa prática”, afirma o gerente.

A programação conta com palestras e exposição de normas e procedimento a serem adotados na prática da queima controlada, medidas de precaução necessárias, mostras de como a conservação da água é importante para a propriedade rural, apresentação de sugestões de práticas e culturas alternativas de uso do solo, exposição de Projetos de Fomento Florestal e de Recuperação de Nascentes e dos benefícios que poderão advir aos produtores rurais que aderirem ao Projeto.

Mário Lúcio de Oliveira explica que o Dia de Campo é uma atividade viabilizada em parceria com outras Instituições que visa preservar o meio ambiente, mas principalmente promover uma educação ambiental para que essa preservação venha também da população. “A comunidade regional é uma parceira importantíssima para prevenção de incêndios e a conservação do meio ambiente, por isso investimos em informação para que as ações sejam conscientes”, completa o gerente.

Outro Dia de Campo acontecerá nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro no povoado do Onça, procurando conscientizar a comunidade local. Nos dias 02 e 03 de setembro será realizado também um encontro na Gruta do Maquine com os funcionários do IEF, Maquinetur e outros contribuintes do turismo da região onde terão acesso a informações sobre preservação do meio ambiente.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cordisburgo, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais (Emater), Sindicatos de trabalhadores rurais, Sindicatos de produtores rurais, Cooperativa Agropecuária, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.