IEF realiza cerimônia para assinaturas de convênios

Na tarde desta terça-feira (11), o auditório do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) foi cenário de uma nova conquista para o meio ambiente. Foram assinados convênios entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e parceiros para ação integrada de fomento à recomposição da cobertura florestal na Mata Atlântica em Minas Gerais. Dentre as entidades parceiras estão as prefeituras municipais de Carlos Chagas, Itamonte e Itabira e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Valor Natural, Amanhágua, a Associação pelo do Meio Ambiente de Juiz de Fora e a Quatro Cantos do Mundo juntamente com a Associação dos Moradores Agricultores e Apicultores da Lapinha.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, abordou sobre as parcerias que o Governo de Minas e suas secretarias têm feito para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros. “Apostamos no esforço da parceria, pois acreditamos que o engajamento da comunidade é primordial para que alcancemos as metas estipuladas e possamos favorecer o meio ambiente”, afirma o secretário.

O diretor Geral do IEF, Humberto Candeias, apontou como os convênios assinados permitirão a continuidade da ação integrada, durante os anos 2009 e 2010. A meta é de fomentar a recuperação de cerca de quatro mil hectares de Mata Atlântica, beneficiando 500 agricultores. Este resultado representa 27% do compromisso global do IEF, de fomentar a recomposição de 17 mil hectares, dessa forma espera-se atingir outros 4.300 agricultores. Para que esses atos possam ser concluídos, o IEF disponibilizará para esses convênios recursos de cerca de R$ 3,7 milhões. Além disso, a organização social internacionalmente reconhecida, The Nature Conservancy (TNC) está contribuindo com R$ 800 mil, através do seu projeto Restauração e Conservação em Larga Escala.

“Temos, sem dúvida, metas audaciosas, mas com o apoio de nossos conveniados elas serão cumpridas e até mesmo superadas”, afirma o diretor. Os resultados de 2007 e 2008 mostraram que parcerias como essas permitiram a recomposição de cerca de dois mil hectares de área florestal nativa, valor correspondente a 28% da área total fomentada pelo IEF, de mais de oito mil hectares. Entre 2008 e 2009, com o apoio dos parceiros, foram recuperados cerca de quatro mil hectares, correspondentes a 21 % da área global de 14 mil hectares fomentados, aproximadamente.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, esteve presente no evento, assim como o diretor Geral do IEF, Humberto Candeias; o prefeito da cidade de Itabira, João Izael Querino Coelho; o prefeito da cidade de Itamonte, Marcos Tridon de Carvalho; o prefeito da cidade de Carlos Chagas, Milton José Tavares de Quadros; o presidente da Cooperativa de Laticínios do Vale do Mucuri, Welson Souto Oliveira; a presidente da ONG Valor Natural, Gisela Hermann; a presidente da ONG Amanhágua, Mônica Lopes Buono; as conselheiras da ONG AMA-JF, Sarah Sampaio Boccanera Guerra de Oliveira e Herika Alves e os diretores das ONGs Quatro cantos do Mundo e Ama Lapinha, Carolina Moura Campos e Lucas Hajime de Oliveira Miyahara, respectivamente.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse e ouça: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_audio.php?cod_audio=6773
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.