IEF realiza parcerias para recomposição da Mata Atlântica

Acontece nesta terça-feira (11), às 14h30 no Auditório do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), a cerimônia de assinatura de convênios entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e parceiros para ação integrada de fomento à recomposição da cobertura florestal na Mata Atlântica em Minas Gerais. Dentre as entidades parceiras estão as prefeituras municipais de Carlos Chagas, Itamonte e Itabira e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Valor Natural, Amanhágua, Associação pelo do Meio Ambiente de Juiz de Fora e Quatro Cantos do Mundo juntamente com a Associação dos Moradores Agricultores e Apicultores da Lapinha.

De acordo com o coordenador do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), Eduardo Grossi, os convênios assinados na reunião permitirão a continuidade da ação integrada com esses parceiros, durante o ano agrícola 2009/2010. A meta é de fomentar a recuperação de 4.608 hectares de Mata Atlântica, beneficiando 500 agricultores. Este resultado representa 27% do compromisso global do IEF, de fomentar a recomposição de 17.000 hectares, neste mesmo período. Para possibilitar a realização das ações previstas, o IEF disponibilizará para esses convênios, recursos de cerca de R$ 3,7 milhões.

O coordenador aponta que, entre 2007 e 2008, parcerias como essa permitiram a recomposição de cerca de dois mil e trezentos hectares de área florestal nativa, o que corresponde a 28% da área total fomentada pelo IEF, de mais de 8 mil hectares. Entre 2008 e 2009, com o apoio dos parceiros, foram recuperados cerca de quatro mil hectares, correspondentes a 21% da área global de 14 mil hectares fomentados, aproximadamente. “É um avanço muito importante, nesses dois períodos. O trabalho que realizamos beneficiou cerca de seis mil pequenos e médios agricultores”, afirma o coordenador.

Grossi explica que esse é um dos compromissos para melhorar a qualidade do meio ambiente por meio da revegetação de áreas desmatadas e promovendo a conectividade entre os fragmentos florestais existentes. “Este trabalho, em parceria com as entidades mencionadas, visa a atender parte da meta global assumida pelo IEF, no âmbito do Projeto Estruturador Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica, que prevê reduzir praticamente a zero, a diferença entre a área que for desmatada e a recuperada, permitindo a recuperação gradativa da cobertura florestal de origem nativa e diminuindo assim o impacto ambiental”, ressalta Eduardo Grossi.

A recomposição ambiental é uma estratégia pioneira em Minas Gerais, ela teve um importante impulso através do Promata e foi adotada pelo IEF no âmbito do Projeto Estruturador. Convênios como os que serão assinados vão de encontro à estratégia adotada pelo governo do Estado de promover mecanismos de gestão compartilhada com a sociedade, tornando a administração mais participativa e, ao mesmo tempo, com sua capacidade operacional ampliada e fortalecida.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.