Estação Ecológica de Água Limpa ganha Conselho Consultivo

Aproveitando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, EEAL realiza cerimônia em Cataguases para posse de conselheiros.

As comemorações da Semana do Meio Ambiente em Cataguases, Zona da Mata, terão início nessa segunda-feira, 1°, e, na cerimônia de abertura, tomam posse os membros do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Água Limpa (EEAL). A Semana do Meio Ambiente é uma realização do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases e o Instituto Francisca de Souza Peixoto. O evento tem início às 19 horas e será realizado na Policlínica Municipal Dr. José Juber Ribeiro (R. Ostende Ribeiro, 51 - B. Bela Vista - Cataguases).

"É o início de uma nova etapa na Unidade de Conservação, com a mudança de gestão e a implantação do Conselho Consultivo, queremos atuar de forma mais inovadora", aponta Felipe Parizzi, Gerente da EEAL e Presidente do Conselho. Segundo ele, as reuniões que acontecerem ao longo de 2009 terão o objetivo de detalhar as ações já desenvolvidas na Unidade de Conservação (UC), para receber sugestões e realizar treinamentos com os conselheiros.

O Conselho Consultivo é uma forma de integrar poder público e sociedade civil para a discussão de problemas e demandas ambientais que atingem determinada região. O objetivo é que a partir desses debates sejam buscadas junto à sociedade, soluções para tais problemas. Foram eleitos para o Conselho da EEAL 25 integrantes de forma paritária entre membros do poder público e da sociedade civil, sendo 12 efetivos, 12 suplentes e o presidente.

Semana do Meio Ambiente

Além da posse do Conselho, serão promovidos eventos durante toda a semana em Cataguases. Ainda na segunda-feira, 1°, Fernando Gesualdi Reiff, supervisor regional do IEF Zona da Mata, fala sobre questões socioambientais da região. No segundo dia, 2, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Cataguases, José Emilton Silva, apresenta questões socioambientais do município. "Tudo o que for tratado por ele será, em seguida, debatido em um fórum. As discussões serão convertidas em uma carta de intenções, assinadas por todos os presentes e entregues ao prefeito na sexta-feira", explica Parizzi.

Grupos organizados dos programas Pró-Idoso e Pró-Criança e da Apae, visitam a EEAL, nos dias 3 e 4, para participar de oficinas e outras atividades de educação ambiental. Para Parizzi, esse trabalho é importante para a inclusão social.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, sexta-feira, 5, a Praça Rui Barbosa, no Centro de Cataguases, será tomada por stands das faculdades, patrocinadores do evento e escolas das redes públicas e particulares de ensino, que poderão mostrar trabalhos já desenvolvidos que estejam ligados a temáticas ambientais. "É uma oportunidade de todo mundo mostrar o que faz pelo meio ambiente", comemora Parizzi. No mesmo dia, serão promovidas oficinas ecoeducaivas, em um corredor da cidade, que será chamado de a "Rua de Lazer".

Na manhã de sábado, 6, uma blitz ecológica distribuirá folders educativos e lixocar aos motoristas. Em todos os dias de evento haverá apresentações culturais na cidade.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.