II Semana do Meio Ambiente de Diamantina estimula o consumo consciente

Com o tema “Reduzir, Reutilizar, Reciclar”, as atividades acontecem no período de 01 a 06 de junho.

Diversas atividades estão programadas para a II Semana do Meio Ambiente de Diamantina, que acontece no período de 01 a 06 de junho, e tem o objetivo desenvolver um conjunto de ações que estimule a comunidade a investir na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, buscando a mudança de comportamento e a interiorização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano de cada um.

De acordo com a analista ambiental do Escritório Regional Alto Jequitinhonha do IEF, Flávia Campos Vieira, a Semana tem o tema "Reduzir, Reutilizar, Reciclar" e estão previstas na programação as seguintes atividades: palestras; distribuição de mudas; teatro; entrega da premiação do Mascote da II Semana do Meio Ambiente em Diamantina; atrações culturais; oficinas e exposição e venda dos produtos confeccionados nas oficinas.

A analista ambiental explica que o evento surgiu diante da necessidade de promover a sensibilização da comunidade frente às questões da geração excessiva de resíduos sólidos urbanos, da coleta seletiva, bem como da reutilização e reciclagem destes materiais. "Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, data tão importante para se discutir tal tema, decidimos realizar a II Semana do Meio Ambiente", afirma.

Segundo Flávia Vieira, este evento irá contribuir para o desenvolvimento da consciência crítica ecológica dos participantes; estimular a reflexão sobre a geração excessiva de resíduos sólidos urbanos e os princípios dos 3Rs; a redução de consumo; reutilização, dando nova utilidade a materiais que seriam considerados inúteis e jogados no lixo; além de esclarecer a comunidade sobre a Coleta Seletiva, que será implantada no município; e de estimular a reflexão sobre a importância de se preservar o meio ambiente, garantindo qualidade de vida a todos.

A II Semana do Meio Ambiente de Diamantina é realizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Diamantina; Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Jequitinhonha (Supram); Instituto Chico Mendes (ICMBio); Polícia Militar do Meio Ambiente.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.