I Fórum Ambiental movimenta Ribeirão das Neves

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, será lançada a Agenda 21 Local e serão realizados debates sobre os principais problemas ambientais do município

Na Semana Municipal do Meio Ambiente, de 1° a 5 de junho, o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) se une com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão das Neves para lançar na cidade a Agenda 21 Local e promover o I Fórum Municipal de Meio Ambiente. "O Instituto Estadual de Florestas já realiza diversos trabalhos em Ribeirão das Neves e esse Fórum aparece como um meio de mostrar o potencial ambiental do município, partindo de um público de formadores de opinião, como os universitários", afirma o analista Ambiental do IEF, Fábio de Alcântra Fonseca.

O secretário municipal do Meio Ambiente de Ribeirão das Neves, Bruno Leite Muniz, acredita que o trabalho junto a outras instituições otimiza os resultados. "Logo no início do Fórum será apresentado um protocolo de intenções para que as autoridades presentes, de ONGs, Universidades, órgãos estaduais ou municipais, firmem um acordo para trabalharmos juntos", ressalta.

O lançamento da Agenda 21 Local será às 19 horas do dia 1°, quando o Gerente de Articulações Institucionais da Semad, Renato Quintino, vai apresentar a Agenda, um instrumento de planejamento de políticas públicas que conduz debates sobre problemas e ações para solucioná-los entre a sociedade civil e o governo, a fim de promover o desenvolvimento sustentável. O evento vai acontecer no Centro de Convenções do CAIC (Av. Principal, 86 - Santa Paula).

Nos dias 2, 3 e 4, também às 19 horas e no mesmo endereço, será o Fórum, no qual estarão presentes palestrantes de três órgãos do Sisema - do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) - e, ainda, da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), da Secretaria de Estado de Cultura (SEE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Pontifícia Universidade Católica  (PUC Betim).

Além das autoridades convidadas para o Fórum, universitários de diferentes instituições da região metropolitana de Belo Horizonte farão parte das discussões e produzirão trabalhos sobre os temas abordados nelas. "O objetivo do Agenda 21 é agir em âmbito local para melhorar o global. Assim, a intenção é usar a metodologia do fórum, com palestras e oficinas ecológicas mesmo depois que ele acabar, produzindo inclusive trabalhos acadêmicos relacionados a ele", lembra Muniz.

A escolha dos temas partiu de um estudo prévio que identificou quais os principais problemas existentes no município, as abordagens vão de biodiversidade a unidades de conservação, passando por recuperação de áreas degradadas e recursos hídricos. Para mais informações, confira o blog da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão das Neves.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.